Projeto do CED Incra 8 incentiva a troca de mudas e sementes

Dentre seus poemas, Cora Coralina ponderava que “se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade”. A verdade tem sido seguida pelo Centro Educacional Incra 08 de Brazlândia, que desde o ano passado realiza o Projeto Hortolândia.

No dia 3 de junho, para comemorar o Dia Nacional da Educação Ambiental, a escola promoveu uma Feira de Troca de Mudas e Sementes com a comunidade escolar para celebrar a segunda edição do projeto. Durante todo o dia professores(as), orientadores(as) educacionais, estudantes e a comunidade escolar se reuniram no estacionamento da escola para compartilhar mudas e sementes das mais variadas espécies. As mudas não trocadas foram aproveitadas e plantadas na escola em locais específicos.

Para a diretora do CED Incra, Solange da Cunha Pereira, a atividade estimula a economia criativa tendo como princípio a agroecologia e através dela proporcionar contato com a biodiversidade brasileira. A troca é uma iniciativa simples entre duas ou mais pessoas e que pode evitar a compra, e, portanto, o consumismo de um produto, sendo a troca uma alternativa para ter aquilo que é necessário. “Esta atividade representou para os estudantes o entendimento dos ciclos naturais relacionados à vida e à educação ambiental (nascimento e crescimento). Foi também uma oportunidade para o desenvolvimento de competências socioemocionais, com o compartilhamento de experiências, de conhecimentos e de partilha das próprias mudas de plantas, em um momento marcado pelo espírito de comunidade”, ressalta.