Projeto da EC 111 de Samambaia mostra que a escola é lugar de construção de pensamentos e ideias
A Escola Classe 111 de Samambaia promoveu, no último sábado (18), a culminância do projeto Ler, ouvir, sentir e se reconhecer – Aprendendo por meio das emoções e sentimentos, atividade que evidenciou o processo de construção de conhecimento emocional através da literatura. Durante todo o ano os(as) estudantes trabalharam com as cinco emoções base (alegria, tristeza, raiva, medo e nojo), entendendo o que são emoções e sentimentos, compreendendo que cada um deve sentir e acolher cada emoção, aprendendo a gerenciar os sentimentos decorrentes.
O Projeto surgiu da necessidade de se falar sobre emoções e sentimentos, e como a escola é lugar de construção de pensamentos e ideias. Diante disto a EC resolveu abordar esse tema trabalhando com os(as) estudantes a importância de nomear as emoções, sentir, se acolher e descobrir o que fazer com essas emoções. Os(as) alunos(as) também perceberam que é sempre importante validar as emoções do outro, com respeito, empatia e cuidado, assim como é preciso compreender o que se quer comunicar e como comunicar.
Além da leitura de livros sobre valores, emoções e sentimentos, foram desenvolvidas diversas ações, tais como rodas de conversas com os estudantes a fim de que tenham um momento de fala; releitura colaborativa; caixa das emoções; história de empatia; quadro dos sonhos; e pote da gratidão. “No desenvolver do projeto foi possível perceber e sentir o quanto é necessário falar desse tema. As nossas crianças tiveram oportunidade de falar sobre suas emoções através do trabalho realizado com os livros da autora Késsia Oliveira, que são leituras inclusivas, que permitiram as crianças falarem sobre perdas, gratidão, saciedade, crianças atípicas, etc. Tivemos mudanças de comportamentos, e na Culminância as famílias vieram agradecer à escola por abrir espaço para falar sobre sentimentos e emoções”, explica a diretora da escola, Fernanda Cristine Martins dos Anjos Vieira.
O projeto foi um dos premiados no edital sobre Saúde Mental, uma iniciativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).