Projeto da EC 06 do Gama mostra que aprender Matemática pode ser produtivo e divertido

Quem disse que aprender matemática é traumático? O professor Alexandre Tolentino de Carvalho mostra que o aprendizado pode ser produtivo e ao mesmo tempo divertido. Desde 2012 o educador implantou o projeto Divertimática na Escola Classe 06 do Gama para motivar os(as) alunos(as) a gostarem da disciplina. Os resultados, garante Alexandre, foram bem positivos.

Ao longo do tempo surgiu a necessidade de mudar algumas práticas que estavam muito voltadas para o ensino tradicional dessa disciplina, como enormes listas de contas, pouco trabalho com situações problema, priorização das 4 operações em detrimento do ensino de geometria, estatística e álgebra. “O projeto acontece ao serem realizados momentos de formação com os professores, estudando assuntos relacionados à didática da Matemática e ao propor brincadeiras que envolvam habilidades dessa disciplina. Assim, motiva-se professores a modificarem suas práticas e os alunos a olharem para a Matemática como algo que pode ser prazeroso e que todos podem aprender. As brincadeiras envolvem tinta, água, dança, muita diversão e desafios, para os quais se requer colocar em prática habilidades matemáticas para obter bons resultados”, explica.

Durante o projeto, os(as) estudantes se envolvem mais com a matemática e perdem o medo de criar estratégias para chegar às soluções. Eles criam estratégia de estudo para poderem obter resultados coletivos, se apropriam de instrumentos importantes para desenvolver habilidades, como tabuada, cálculo mental, construção de estratégias pictóricas e seleção de informações importantes que os ajudam a chegar a uma solução de forma efetiva e mais rápida. “Percebemos isso ao comparar seus desempenhos no início do ano com os desempenhos após a realização do projeto”, sinaliza.

O Divertimática movimenta a escola e permite momentos de emersão no mundo da Matemática. Isso faz com que os(as) alunos(as) sintam que a disciplina é importante. “E ao descobrir a Matemática como algo divertido e que todos podem aprender, a aprendizagem acontece de forma mais significativa e menos arbitrária”, finaliza Alexandre Tolentino.

Confira o vídeo que fala sobre o projeto: