Projeto Coral In’Canto promove interação e inclusão
Há mais de dez anos promovendo alegria e interação, o Coral In’Canto, da Escola Classe 410 de Samambaia, tem aproveitado o período natalino para proporcionar momentos de solidariedade, união e celebração. No dia 05 de dezembro o coro, composto por estudantes da unidade escolar, participou da apresentação do musical O Milagre de Natal, no Auditório do Complexo Cultural de Samambaia.
O projeto, idealizado pela professora e regente Elizabeth Lopes Amaral, é composto por cerca de 300 alunos(as) dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e se torna uma iniciativa inclusiva que objetiva promover ainda mais interação entre os(as) estudantes do ensino regular e educandos com necessidades educativas especiais, além do desenvolvimento da percepção musical e habilidades para o canto.
Em sua última apresentação, realizada no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), o grupo cantou melodias natalinas fazendo uso de coreografia com movimentos corporais, gestos e sinais em Libras. Para a professora Elizabeth Lopes, no Coral se aprende que cada um é importante do jeito que é, e que todos precisam trabalhar em equipe para atingir objetivos em comum. “O canto coral não apenas tem enriquecido o ambiente escolar, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais cognitivas, estimulando o senso de pertencimento, fortalecendo a autoestima, favorecendo atitudes de colaboração e respeito ao outro”, ressalta.
No decorrer dos anos o projeto Coral In’Canto tem se apresentado em eventos dentro da própria escola, como projetos literários; festas culturais; datas comemorativas; em campanhas de luta contra a Dengue; Alimentação Saudável; a favor da Preservação do Meio Ambiente; em programações extra escolares, como Semana Nacional de Luta pela Pessoa Com Deficiência; Feira de Ciências; na Câmara Legislativa do Distrito Federal; no Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT); no Fórum Internacional da Água; Shopping JK; hospitais, dentre outros.