Projeto leva apresentações e debates sobre chorinho para escolas da rede pública no DF

Começou a circular em escolas da rede pública do DF o projeto “O Choro Brasileiro”, encabeçado pelo violonista Fernando César – músico de trajetória reconhecida no Distrito Federal e nacionalmente. O projeto interdisciplinar traz apresentações do grupo Fernando César e Regional, oficinas para professores(as) e debates com estudantes e professores(as), antes e depois dos shows.

O projeto começou a ser executado no CEF 10 de Ceilândia na última terça-feira, 26. Outras três escolas o receberão: CEF 04 do Paranoá, CEF Lobo Guará do Riacho Fundo II e CED 07 do Gama. Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), o projeto foi aprovado contemplando especificamente essas quatro escolas.

Segundo a professora Flávia Hamid, diretora do CEF 10 de Ceilândia, a visita dos músicos foi muito proveitosa: “O projeto é maravilhoso, pois permite aos alunos conhecer um estilo de música que não faz parte do seu cotidiano”, contou ela. “Que venham mais projetos que possam proporcionar aos alunos conhecer outras realidades”, disse Flávia.

A expectativa do violonista Fernando César, proponente do projeto, é de provocar uma identificação de crianças e adolescentes com o choro, que, segundo ele, é o alicerce da música popular brasileira. “O choro certamente ocupa lugar de destaque na constituição da música brasileira, e os conjuntos regionais foram e são uma importante escola de formação de instrumentistas”, afirma César.

O músico lembra que, nos primeiros anos de Brasília, personagens fundamentais da história do choro viveram na cidade. É o caso do bandolinista Jacob do Bandolim e do cavaquinista Waldir Azevedo. “Brasília tem muita relevância para a valorização e divulgação do choro no cenário nacional, pois ele nos remete à história da cidade, desde sua construção”, completa.

O projeto

Para cumprir o objetivo de difundir e valorizar o choro entre crianças e adolescentes, o espetáculo musical, a cartilha educativa, as atividades de formação de plateia e as oficinas para professores(as) buscarão dar visibilidade à importância desse gênero musical, bem com à influência do conjunto regional no desenvolvimento da música popular no Brasil, e sua importância para o cenário musical contemporâneo.

As oficinas dirigidas a professores e professoras visam a sugerir atividades e abordagens a serem desenvolvidas com os e as estudantes para incentivar a escuta do choro, inclusive como recurso paradidático.

As ações de formação de plateia residem em um trabalho de mediação, aproveitando o momento que antecede e o que sucede a experiência de assistir ao espetáculo musical. Serão realizadas mediações pré (sensibilização) e pós-espetáculo (desdobramento) com estudantes, artistas e professores(as) nas apresentações que serão realizadas nas escolas.

Músico Tiago Tunes com estudantes do CEF 10 de Ceilândia após apresentação do grupo Fernando César e Regional.

Fernando César e Regional

Fernando César é filho da geração de chorões que chegou a Brasília ainda no período da construção da cidade. Sua carreira é formada em completa imbricação à cena do choro brasiliense. Ainda criança, ele e seu irmão, o bandolinista Hamilton de Holanda, formaram o Dois de Ouro. O grupo gravou três discos e se apresentou em diversos países.

César também lançou discos com os grupos Choro e Cia e AQuattro, além do seu trabalho solo nos álbuns “3 por 4” e “Tudo Novamente”, este, com seu regional, com quem ele desenvolve o projeto “O Choro Brasileiro”. O regional é composto por grandes músicos de Brasília, referências em seus instrumentos: Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Thanise Silva (flauta), Tiago Tunes (bandolim) e Valério Xavier (pandeiro).

Agenda do projeto

📍CEF 10 da Ceilândia Norte

26/04 (terça-feira):
10:00 – Oficina com professores (on-line)

28/04 (quinta-feira):
10:00 – Show, palestra e mediação
14:00 – Show, palestra e mediação

📍CEF 04 do Paranoá

11/05 (quarta-feira):
10:00 – Oficina com professores (on-line)

12/05 (quinta-feira):
11:30 – Show, palestra e mediação
14:00 – Show, palestra e mediação

📍CEF Lobo Guará do Riacho Fundo II

17/05 (terça-feira):
14:00 – Oficina com professores (on-line)

19/05 (quinta-feira):
08:30 – Show, palestra e mediação
10:30 – Show, palestra e mediação

📍CED 07 do Gama

23/05 (segunda-feira):
15:30 -Oficina com professores (on-line)

26/05 (quinta-feira):
10:30 – Show, palestra e mediação
14:30 – Show, palestra e mediação