Projeto Caminhos da Arte ajuda na construção da identidade artística dos estudantes

É no chão da escola que se inicia a construção dos conhecimentos, a compreensão do mundo e a formação do(a) estudante enquanto cidadão. A escola também se coloca como uma importante ponte para o futuro do(a) aluno(a), e o Centro de Ensino Fundamental 03 do Gama tem colaborado para isto.

Por meio do projeto artístico pedagógico Caminho da Arte, estudantes do 7º e 8º anos têm dado os primeiros passos na direção das artes. Produzido pelo professor Ezequias Andrade, a atividade conta com a parceria do coordenador da Educação Integral, professor Ramiro Falcão, da direção, sala de recursos, supervisão, assistência e do apoio pedagógico, e traz como objetivos construir a identidade artística dos estudantes por meio do desenvolvimento de projetos artísticos, trilhando os caminhos da arte de sua escolha; e oportunizar a vivência de experiências artísticas, seja como artista ou como espectador, produzindo ou apreciando obras de arte nas diversas linguagens artísticas.

Segundo Ezequias, o Caminhos da Arte traz como princípios norteadores o respeito, a liberdade e a afetividade, já que, ao longo do processo de ensino, os(as) estudantes escolhem o caminho artístico que querem trilhar. Eles também se apropriam de todas as decisões relacionadas com a produção de sua obra de arte. “No decorrer dos anos, já foram desenvolvidos vários projetos artísticos nas diversas linguagens artísticas, tais como na literatura, teatro, fotografia, música, moda, arte digital, artesanato e dança”, salienta o educador, complementando que os pais e mães dos(as) alunos(as) tiveram uma participaram crucial no projeto, com a contribuição financeira para a compra do aplicativo de jogos e no apoio aos estudantes.

Dentre os projetos realizados pelo CEF 03 destaca-se o jogo de vídeo game Flower Abducted, criado pela equipe de arte digital do 8º D. Composto pelos estudantes Kairo Ledes, Davi Câmara, Bruno Ricardo, Caio Novais, Matheus Paiva, Ícaro Silva e Ítalo Meireles, o projeto foi desenvolvido de modo intra e extraclasse. Na sala de aula os(as) estudantes fazem as reuniões de criação, elaboram os esboços das imagens, debatem o enredo e a narrativa. Em casa, configuram o jogo, desenvolvem as imagens, o som, o texto, além de usarem para isso um App específico para criar o jogo coletivamente e se comunicarem. O celular é um instrumento pedagógico importante, pois, por meio do WhatsApp, são compartilhados, frequentemente com o professor, os resultados, as atualizações, as dúvidas, as dificuldades e as soluções.

Ezequias Andrade ressalta que atividades pedagógicas são importantes e necessárias para o desenvolvimento intelectual e social do(a) aluno, e o CEF 03 do Gama tem colaborado para isto.