Projeto Taguatinga Plural: Educação Antirracista na Prática

A importância da representatividade, da diversidade e da luta contra a discriminação racial está no dia a dia do pedagógico das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal e tem nome: Taguatinga Plural: Educação Antirracista na Prática, projeto coordenado pela professora Elna Dias. Durante o ano, onze escolas estão realizando um projeto que tem como objetivo subsidiar o planejamento e a execução de projetos pedagógicos e ações educativas nas unidades escolares (educação infantil, ensino fundamental e médio) vinculadas à Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga, que reconheçam o papel da educação na superação do racismo.

Utilizando como base legal o Artigo 26-A da LDB, a proposição possui como eixos o reconhecimento do racismo como ideologia e prática amparadas em aspectos sociais, culturais, históricos, científicos e religiosos; fortalecimento da diversidade e representatividade negra e indígena nos muros e painéis escolares; desenvolvimento das competências socioemocionais previstas na BNCC para subsidiar o trabalho de práticas antirracistas; reconhecimento e valorização da contribuição da população negra na formação sócio-histórica e desenvolvimento da RA Taguatinga; reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais presentes no ambiente escola; aquisição de percentual significativo de livros de literatura com a temática, bem como os de autoria de escritores negros(as).

As atividades do projeto são construídas coletivamente em reuniões entre os(as) professores(as) das escolas que aderiram à iniciativa. Há eixos norteadores para o debate, mas cada unidade escolar pode sugerir ações e projetos para serem desenvolvidos em cada região. “Não estamos fazendo uma ação isolada sobre o Dia da Consciência Negra. São várias atividades integradas que debatem a educação antirracista com textos, pinturas em tela, contação de histórias, palestras, incentivo à prática da capoeira no Centro de Iniciação Desportiva (CID), entre outras”, destaca Murilo Marconi, coordenador da CRE de Taguatinga.

No Centro de Educação Fundamental 10 é desenvolvido o sub-projeto Os Cincos Sentidos da Cultura Afro-Indigena Brasileira, desenvolvido pelas professoras Lucilene e Manuela. Para subsidiar os trabalhos, o comitê técnico do projeto, formado pelas professoras Elna Dias, Aldenora Macedo e pelo professor Adeir Ferreira elaborou o e-book Taguatinga Plural: Educação Antirracista na Prática. O material apresenta as mais engajadoras e criativas práticas pedagógicas antirracistas desenvolvidas na CRET, assim como uma discussão dos aspectos constituintes de uma educação antirracista. No Instagram do projeto (@projetotaguatingaplural) está sendo publicizada a série Equidade Racial apresentada por professores/pesquisadores do tema e colaboradores do Projeto.

 

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