EC 8 de Taguatinga realizou projeto “Papo de Homem”, para prevenção da violência doméstica

Os profissionais da educação na Escola Classe 8 de Taguatinga idealizaram o projeto “Papo de Homem”, com o objetivo de contribuir para a conscientização, a prevenção e o combate à violência doméstica junto ao público masculino que integra a comunidade escolar. O primeiro encontro foi realizado na noite de 28 de maio, no auditório da escola, e reuniu mais de 50 homens – pais ou responsáveis pelos estudantes.

A concepção do projeto se deu pela percepção de que as crianças e jovens que testemunham a violência doméstica trazem impactos dessa triste situação para seu desempenho escolar e convívio social. Na escola, os estudantes passam a apresentar transtornos, dificuldades variadas, agressividade ou apatia.

“Quando os estudantes vivenciam a violência doméstica em casa, eles ficam abalados, trazem esses traumas para a sala de aula e isso acarreta a não aprendizagem. É importante termos a preocupação de acolher essas crianças (e elas confiam nas professoras), de fazer atividades pedagógicas específicas com os alunos e realizar os encaminhamentos necessários”, explicou uma das idealizadoras do projeto, a professora Andressa Queiroz. “Realizamos também um trabalho direcionado às mulheres, mas precisamos incluir os homens nesse processo formativo”, completou Andressa.

Para abordar a temática, o juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Ben Hur Viza, ministrou a palestra “Qual o papel do homem no combate e prevenção à violência doméstica?”. Foi apresentado o conceito de violência doméstica, bem como os tipos de violência, os encaminhamentos necessários, os aspectos legais e outras orientações.

Após a palestra, foram realizadas oficinas variadas com orientações médicas, atendimento com fisioterapeuta, barbearia e outras atividades. Estiveram presentes representantes da Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga, da Administração Regional de Taguatinga, da Secretaria do Trabalho, da Secretaria da Mulher, do Conselho Tutelar e da Justiça Comunitária do TJDFT.

O juiz Ben Hur Viza considera que o evento evidenciou a importância da informação e da orientação direcionadas aos homens, para a construção de uma sociedade não machista e não violenta. “A educação é um fator de mudança e é por meio dela que vamos formar uma cultura sem a violência de gênero. O projeto ‘Papo de Homem’, realizado pela EC 8 de Taguatinga, representa um avanço e uma referência para a Secretaria de Educação do Distrito Federal”, elogiou ele.

A comandante do batalhão escolar, tenente-coronel Renata Braz das Neves Cardoso, esteve presente no evento e parabenizou os professores pelo projeto. “A realização do ‘Papo de Homem’ é uma iniciativa importante e pioneira. Ao realizar um trabalho direcionado aos homens, estamos promovendo a conscientização e a prevenção da violência doméstica. Dessa forma, o projeto visa também a estabelecer a cultura de paz”, destacou ela.

O evento contou com o apoio da Coordenação Regional de Ensino e da Administração Regional de Taguatinga. A previsão é que outras ações sejam realizadas no segundo semestre deste ano.