PROFESSORES LANÇAM REVISTA “SALA DE RECURSOS”

O sonho de materializar um projeto que estava apenas nos grupos de conversas, foi possível graças ao empenho de um grupo de professores de Sobradinho, que com muita força de vontade e determinação viram que o ensino inclusivo ultrapassava  as paredes das salas de aulas.  

Experiências e vivências no ambiente escolar, foram o combustível para despertar nos professores o desejo de documentar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes  da educação inclusiva. Trabalhos esses ricos em superação, possibilidades e mudanças. 

Assim nasceu a revista Sala de Recursos, um espaço recheado de histórias, experiências pessoais e com  olhar de educadores que convive com diferenças. Inclusão, essa é a palavra certa para decifrar o trabalho dos professores, pois acreditam que a melhor maneira de fazer o bem, é permitir a todos o acesso ao sistema educacional de qualidade. Ambiente este que deve ser sempre um espaço de convivência múltipla com respeito às diferenças e, também, as práticas e as relações da SR revista serão sempre ancoradas em três princípios: Equidade, Igualdade e Respeito.

Um espaço híbrido de informação, formação continuada na perspectiva da Educação Inclusiva, dialogando com todos os segmentos da escola. Um diálogo sem muros e sem barreiras. A acessibilidade existe onde reside a liberdade de um aprender conectado com o diálogo, acreditando no potencial criador desse estudante e também, do professor. 

Para  uma das responsáveis pelo projeto Ray Oliveira, a iniciativa abre espaço para incluir e romper o paradigma que ressalta a deficiência e que acredita no potencial do estudante com necessidade especial. “A deficiência não é uma marca, tão pouco um adjetivo. Essa condição não impede que esse estudante aprenda. Temos muitas experiências que provam isso dentro da Rede Pública do DF. As Salas de Recursos cada vez mais preenchem as páginas da educação e marcam uma história nesse espaço de inclusão e possibilidades. Acreditar no potencial de aprendizagem de qualquer estudante é o primeiro passo. Para aprender basta SER”– afirma. 

Previsto para o próximo dia 19/10 (segunda-feira), o lançamento ocorrerá em formato virtual às 19h30  No banner abaixo, há informações sobre o lançamento. Participe! 

Expediente da revista:

Jornalista Responsável e Consultor: William Weber
Design, Marketing: Aline Cardoso
Revisão Textual: Márcia Andelo
Revisão Pedagógica: Sebastiana Geny
Narração: Lunna Mara
Intérprete de Libras e Consultoras: Alyne dos Santos e Cristiane de Araújo Martins Vieira

Colaboradores e autores:

Fatima Abdalah Cader;
Eurípedes Neves;
Wesley Pereira da Silva;
Marcia Andelo;
Samara Rhoana;
Edna Soares;
Rachel Rabelo;
Luciana Reis;
Diego Santos;
Ray Oliveira;
Eline Reis;
Edilene Francisco de Carvalho;
Willians Celestino;