Professores e orientadores educacionais aposentados: fiquem atentos à ação da GAPED e GASE

O Sinpro, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, já ajuizou milhares de ações para garantir a contagem de todo tempo na carreira de professores(as) e orientadores(as) educacionais para fins de incorporação da Gratificação de Atividade Pedagógica (GAPED) e da Gratificação de Atividade de Suporte Educacional (Gase) após a aposentadoria. Muitos(as) educadores(as) que trabalharam durante anos na Secretaria de Educação do DF (SEEDF) tiveram o valor da Gaped e da Gase drasticamente reduzido, uma vez que o GDF entendia que somente o tempo trabalhado após 2004 poderia ser contado para fins de incorporação da gratificação. Isso causava grandes discrepâncias entre os aposentados mais antigos e os mais recentes.

Com o objetivo de corrigir este erro e garantir o direito deste grupo à incorporação da GAPED e da GASE, o sindicato já ajuizou aproximadamente quatro mil ações, com centenas de professores(as) e orientadores(as) educacionais já recebendo os valores retroativos, inclusive com o salário mensal corrigido em seus contracheques. Mesmo diante desta grande vitória, ainda existem educadores(as) que tem direito e não procuraram o Sinpro para cobrar as mudanças em seus salários.

Se você é professor(a) ou orientador(a) educacional aposentado(a) e está na situação acima mencionada, marque um atendimento jurídico no sindicato para confirmar se seu caso faz jus ou não, e entregar a documentação para o Sinpro ingressar em juízo. “Além de corrigir uma grande injustiça contra professores(as) e orientadores(as) educacionais que durante anos serviram de forma exemplar o ensino público do DF, com essa decisão judicial o Sinpro garante o respeito à categoria do magistério público”, aponta a coordenadora da Secretaria de Assuntos dos Aposentados, Elineide Rodrigues.

MATÉRIA EM LIBRAS