Professores e orientadores de Planaltina, Sobradinho, Paranoá e São Sebastião participam da terceira assembleia macrorregional do Sinpro

O Sinpro deu prosseguimento, na última terça-feira (20), às assembleias macrorregionais, desta vez com professores(as) e orientadores(as) educacionais de Planaltina, Sobradinho, Paranoá e São Sebastião. O terceiro encontro, de cinco agendados, manteve no centro do debate a conjuntura de ataques à categoria do magistério público e ao conjunto dos(as) servidores(as) públicos(as) e necessidade de vacinação em massa.

Durante a assembleia, preparatórias para a Assembleia Geral do dia 13 de maio, mais de 200 professores(as) e orientadores(as) educacionais conversaram com diretores(as) do Sinpro e com o advogado e assessor parlamentar, Marcos Rogério, sobre os diversos prejuízos impostos pela reforma administrativa, além da urgência em se vacinar os(as) profissionais da educação, estudantes e a população em geral contra a Covid-19.

A reforma administrativa tramita na Câmara dos Deputados como Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32. O texto, defendido com unhas e dentes pelo ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, acaba com a estabilidade no serviço público, põe fim ao Regime Jurídico Único e pleiteia a privatização dos serviços prestados à sociedade, tornando direito mercadoria.

Para a diretora do Sinpro, Luciana Custódio, as assembleias regionais têm o objetivo de traçar estratégias contra pautas adversas à luta da categoria, além de exigir Vacinação Já. “Foi um momento muito importante de debate, principalmente de aproximação da diretoria do Sinpro com os nossos colegas, que estão exercendo, de forma tão brilhante, mesmo rompendo todas as dificuldades, o trabalho remoto. Sentimos muita saudade do nosso movimento, da nossa unidade, mas, neste momento, a defesa primordial pela vida nos impõe a responsabilidade de nos apropriar desses recursos que temos, que não é o ideal, mas é o recurso que temos para construir uma grande rede de resistência”.

Ainda compõe a pauta das Assembleias Macrorregionais o pagamento retroativo da sexta e última parcela do reajuste conquistado pela categoria em 2012, devida desde setembro de 2015. Por unanimidade, no último dia 24 de março, a Terceira Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT) condenou o Governo do Distrito Federal a pagar os valores. Segundo cálculos do Dieese, cada professor(a) e orientador(a) educacional deve receber, em média, R$ 18 mil.

A próxima Assembleia Macrorregional será no dia 29 de abril, com professores(as) e orientadores(as) educacionais do Plano Piloto, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, Guará e Riacho Fundo I e II. Quem perdeu as assembleias anteriores pode participar nas outras assembleias regionais. Sua participação é a única maneira de garantir conquistas salariais e trabalhistas para a sua carreira e para a sua vida profissional.

Confira, ao final deste texto, o cronograma e participe.  Os telefones para pedir o link de acesso à reunião seguem juntos à data de cada reunião.

 

29 de abril – 14h

Plano Piloto

Cruzeiro

Núcleo Bandeirante

Guará

Riacho Fundo I e II

Contato para pedir o link da reunião: Vilmara (99279-6282); Ruth (99995-9049); Presilina (99937-4683); Ana Cristina (99961-2875); Bernardo (98151-9068)

 

4 de maio – 19h

Todas as cidades

Contato para pedir o link da reunião: Leilane (99948-7390); Márcia Gilda (99952-2117); Consuelita (99836-0396); Mônica (99951-6710); Elineide (99943-0217).

 

13 de maio

Assembleia Geral

Matéria em LIBRAS