Professores do DF iniciam greve nesta quarta (15) por tempo indeterminado

Começa, nesta quarta-feira (15), a greve geral por tempo indeterminado dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. A categoria paralisa as atividades escolares contra a reforma da Previdência e o descaso com que o Governo do Distrito Federal (GDF) tem tratado as negociações da Pauta de Reivindicações.
A categoria deliberou pela greve geral após inúmeras tentativas de negociação com o governo. O GDF não encaminha as negociações e nem nenhum item da Pauta de Reivindicações; não cumpre a Meta 17, do Plano Distrital de Educação (PDE) e não apresentou nenhuma proposta.
Os/as professores/as exigem o pagamento de 18% de reajuste. Nesse percentual estão embutidas e contabilizadas a tabela e as perdas salariais dos últimos dois anos e também o valor do reajuste não concedido no último ano. O último reajuste salarial ocorreu em março de 2015. O GDF, simplesmente, infringe todas as leis distritais que regem a relação de trabalho entre funcionalismo e estado.
Dentre as leis desrespeitadas, descumpre a lei do reajuste do tíquete alimentação há 684 dias e não valoriza a carreira do magistério ao não respeitar os direitos, não pagar a pecúnia da licença-prêmio dos/as aposentados/as e ao atrasar o pagamento do 13º salário. Também não prioriza a educação ao não contratar professores/as e orientadores/as educacionais concursados/as.
Mais informações com Rosilene Corrêa (999420377) ou Cláudio Antunes (999634286)