Professores da rede particular mobilizados pelo cumprimento do dissídio

Nessa segunda feira (15), estabelecimentos particulares de ensino conseguiram que o Tribunal Superior do Trabalho – TST suspendesse parte do Dissídio Coletivo ajuizado pelo Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares – Sinproep  e julgado pelo Tribunal Regional do Trabalho, com ganhos para a categoria.

Por enquanto, segundo a decisão, as escolas continuam pagando os abonos de 6% para 2013 e 6% para 2014, assim como 1% de ganho real para 2013 e 1,2% para 2014, acima do INPC, com efeito retroativo.

Para as escolas que praticam o piso salarial, os professores devem ter os salários de 2013 reajustados pelo INPC mais 5%, totalizando 12,6%, mais o abono de 6%. Já os professores que recebem acima do piso tiveram reposição da inflação (INPC) mais 1%, somando 8,16%, com abono de 6%.

Em 2014, todos os professores têm direito ao INPC mais 1,2%, com total de 7,01%, mais abono de 6%. Também ficaram mantidas as demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) até que o Dissídio Coletivo seja julgado em sua totalidade.

“O grande problema é que nós vamos acabar entrando na terceira data base. No início de 2015, tentaremos promover uma paralisação, ao menos nas escolas mais importantes para que possamos forçar o dissídio”, afirma Trajano Jardim, diretor do Sinproep.

De acordo com o diretor, os professores têm sofrido atos que o Sindicato entende como assédio moral. “Quando entramos com as ações de cumprimento do Dissídio, pedimos para que os professores nos enviassem seus contracheques. Aos serem avisadas que deveriam cumprir o acordo, as escolas começaram a espalhar para os trabalhadores que era possível descobrir quem tinha contribuído com a ação por meio da identificação de seus documentos, quando o Sindicato sempre zelou pelo anonimato dos professores”, explica Trajano.

Em nota, o Sinproep reiterou que utilização os documentos encaminhados pelos professores foram apresentados apenas à Justiça, o que foi feito de forma responsável e sempre com o intuito de melhorar o salário e as condições de trabalho da categoria.