Professoras fazem pesquisa sobre dificuldades para trabalhar conteúdos de evolução biológica em sala de aula

As dificuldades encontradas para se trabalhar os conteúdos de evolução biológica em sala de aula, tanto para professores(as) quanto para estudantes, se tornaram tese de Mestrado de duas professoras da rede pública de ensino do Distrito Federal.  O projeto Ensino de Evolução na rede: O que nos dizem professores e estudantes deu origem a dois projetos finais de mestrado: um que objetiva mapear dificuldades e concepções no trabalho dos professores ao abordar temas relativos à Evolução Biológica, desenvolvido pela professora da rede Renata Turbay Freiria; e outro que pretende mapear as concepções e relações que os(as) estudantes da rede pública têm e fazem com os temas relacionados. A temática é desenvolvida pela professora Fernanda de Jesus Silva, da Escola Classe 121 de Samambaia.

Para contribuir com a pesquisa, que pode ser feita de duas formas, a educadora Renata pede a ajuda de professores(as) da rede. Os(as) professores(as) do componente Biologia (ou que tenha sido em 2020 ou 2021) podem participar respondendo um questionário pelo Google formulário. Para aqueles(as) que atuam com estudantes do Ensino Médio (independente do componente), a pesquisa pode ser repassada aos(às) estudantes em seus diversos canais de comunicação.

A participação para professores(as) e para estudantes é voluntária e será feita a partir de um questionário, sendo totalmente online e assíncrona. “O prazo para levantamento de dados via formulário está finalizando e temos pouquíssimas respostas, que não são representativas de toda a rede. A participação dos professores será de grande importância, uma vez que, diante das respostas, podemos traçar um caminho abalizado da temática que estamos trabalhando”, explica Renata, do CEF Dra. Zilda Arns – Itapoã e do CED 15 de Ceilândia. 

Para acessar o questionário a ser respondido por professores, basta clicar aqui.

Para divulgar a pesquisa aos estudantes, basta enviar em meios de comunicação para este link