Professora lança livro sobre invisibilidade da mulher negra e Lei Maria da Penha

O Sinpro-DF convida a todos e todas para o lançamento do livro “Preta ainda de greve – Lei Maria da Penha”, nesta sexta-feira (8/4), às 20h, na Escola Classe 22 do Gama, localizada na EQ 33/49 Área Especial (AE), Setor Central.

 

O livro “Preta ainda de greve – Lei Maria da Penha” vem com a proposta de falar sobre o enfrentamento da violência contra a mulher a partir do Ensino Fundamental. A obra de autoria de Zenilda Vilarins Cardozo, professora e pedagoga aposentada da rede pública de ensino do Distrito Federal, conta a história de Pérola Preta, uma menina negra que, em sua primeira aventura, viveu situações de racismo e descobriu a dor da invisibilidade da mulher negra na sociedade e aprendeu a importância de três palavras-chave para combater o preconceito e conquistar seus espaços: informação, resistência e reivindicação.

 

Spoiler – Essas três palavras formaram a bandeira de Pérola Preta, que, na adolescência, passa a estudar a vida de Maria da Penha e a lei que leva o seu nome. Zenilda conta que a inspiração para escrever o livro vem da necessidade de produção de literatura sobre o tema para ser trabalhado com crianças e adolescentes.

 

“Acredito que essa pauta é muito importante e é muito necessário que esteja presente no currículo. É assim que, desde cedo, ensinamos à menina a compreender a sua força, seu valor na conquista de seus espaços e, aos meninos, o significado das palavras equidade e respeito nas questões de gênero. Assim, planta-se a semente do combate à violência contra a mulher tão presente em nosso cotidiano.

 

“Fico muito feliz ao ver professoras e professores aposentados, que sempre estiveram conosco na luta, agora, escrevendo livros. Isso é muito importante e gratificante e, sobretudo, é o sinal de que aposentamos da sala de aula, mas não somos inativas e inativos: somos aposentados e aposentadas com a possibilidade de continuar na luta construindo inúmeras coisas a fazer, como, por exemplo, produzindo livros”, diz Sílvia Canabrava, coordenadora da Secretaria para Assuntos de Aposentados do Sinpro-DF.

 

Sílvia afirma que a diretoria colegiada do Sinpro-DF, notadamente a Secretaria de Aposentados, têm orgulho do grande número de professores-escritores e professoras-escritoras que existe na categoria.

 

Zenilda Vilarins Cardozo se aposentou da Secretaria de Estado da Educação (SEE-DF), em 2020. Ela trabalhou com educação durante 34 anos, destes 25 anos dedicados à SEE-DF. Especialista em gestão escolar, após a aposentadoria decidiu se aventurar na literatura, “algo que sempre gostei de fazer”, conta.

 

“Optei por pautas que considero urgentes e essenciais para o chão da escola: cultura antirracista, combate a violência contra a mulher, combate à LGTfobia. Sei que as crianças e os(as) adolescentes compreendem e são verdadeiras(os) aliadas(os)  no combate ao preconceito. Além disso, pedagogicamente, esses temas devem ser apresentados desde cedo. Esse é o papel do educador”, finaliza.