Professora Ivanna Sant’Ana toma posse no Conselho de Educação do DF
O Conselho de Educação do Distrito Federal teve a mudança da representação do Sinpro. No dia 18 de julho foi publicada, no Diário Oficial do DF, a designação da professora Ivanna Sant’Ana Torres para a função de conselheira em representação ao sindicato, com a posse ocorrendo no dia 1º de agosto.
O Conselho de Educação tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação de qualidade. Além disto, exerce a atribuição de definir normas e diretrizes para o Sistema de Ensino do DF, bem como de orientar, fiscalizar e acompanhar o Sistema.
No ato da posse a professora aposentada ressaltou a importância do Conselho como um dos mecanismos de participação por meio dos quais a Gestão Democrática é efetivada no sistema de ensino, como estabelece a Lei 4.751/2012, e firmou a luta por uma educação pública de qualidade e referenciada socialmente para todos e todas, além de manter o compromisso de ser, no Conselho, a voz e o voto responsável com os princípios sobre os quais se assentam as ações de nosso sindicato. “Como conselheira, assumo o compromisso inabalável com a missão do Conselho de Educação: a busca incessante pela excelência educacional em todos os níveis de ensino. Entendo que a educação é a base para a construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática. Portanto, estarei sempre pautada pela defesa dos princípios que norteiam a educação pública de qualidade e acessível a todos”.
Ao longo dos anos o Conselho tem trabalhado para promover a equidade educacional, buscando aprimorar os currículos, assegurar a formação adequada dos(as) professores(as), fomentar a inclusão de estudantes com necessidades especiais e implementar estratégias para elevar o nível de aprendizado nas escolas públicas do DF. A Lei de Gestão Democrática do Distrito Federal assegura princípios, como participação, pluralismo, autonomia, transparência, qualidade social e democracia; prevê mecanismos de democratização das unidades escolares, como assembleia geral, conselho escolar, conselho de classe participativo, grêmio estudantil, construção coletiva do regimento escolar e do projeto político pedagógico; e cria espaços de debates sobre educação no próprio do sistema, como Fórum Distrital de Educação, Conferência Distrital de Educação, Conselho de Educação do Distrito Federal, entre outros. A diretora do Sinpro Luciana Custódio, presente na cerimônia, lembrou da importância que o Conselho tem na defesa da educação pública e na valorização dos(as) profissionais da educação. “A representação do Sinpro e de entidades sindicais no Conselho de Educação do DF é de fundamental importância na luta em defesa da educação pública de qualidade e pela valorização dos professores e orientadores educacionais”.
“São muitos, ainda, os desafios a serem enfrentados para que os Conselhos de Educação possam, de fato, funcionar como órgãos colegiados de atuação independente e autônoma, apoiando, em todos os níveis federativos, as administrações educacionais na elaboração das políticas educacionais e de diretrizes de ensino, mas delas não dependendo para a realização de suas atividades”, finaliza a conselheira Ivanna Sant’Ana.
Fotos: Jorge Monicci
MATÉRIA EM LIBRAS