Professora interpreta “Vovó Rosalinda” e encena performance digital em Libras para surdos

A professora Rosa Pires realiza uma performance digital com o título “O Silêncio que vos fala”, com Vovó Rosalinda, e a disponibiliza em canal do YouTube (confira o link no final desta matéria). Professora de Artes na Escola Bilíngue Libras Português Escrito de Taguatinga (EBT), da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), Rosa interpreta Vovó Rosalinda – uma personagem criada por ela mesma – e encena uma performance digital para crianças e jovens surdos (as).

A performance em vídeo é apresentada em Libras e voltada à educação inclusiva para crianças e jovens surdos. Segundo ela, “a apresentação é composta por elementos visuais que auxilia na compreensão e aprendizagem da pessoa surda, além de trazer elementos do teatro. A proposta surgiu durante a minha imersão na cultura surda”.

A professora Rosa Pires leciona Artes na EBT/SEE-DF desde 2017. Ela explica que a ideia inicial era contar histórias em Libras para crianças surdas e contribuir, por meio da Arte, para uma educação ampla e interativa de forma a promover o protagonismo do sujeito surdo, logo evolui para o projeto de mestrado profissional em Artes na Universidade de Brasília (UnB).

“A performance é a finalização de um projeto de mestrado da UnB em Artes. A temática da dissertação é uma pesquisa que busca averiguar qual a importância da Arte na educação inclusiva e como atividades artísticas na escola podem contribuir para promover  o protagonismo do indivíduo surdo”, explica a professora.

Ela informa que essa amostra em vídeo-performance traz a personagem da Vovó Rosalinda demonstrando a importância da Arte para abordar temáticas, como família, inclusão, afeto, acolhimento, respeito e valores. “A forma teatral com que se apresenta a personagem demonstra o poder do lúdico em encantar e despertar a atenção das pessoas para temas tão sensíveis e importante para nossa sociedade como a inclusão e o preconceito”.

Outros personagens também compõem o repertório para apresentações artísticas e performances em vídeos, outras informações estão disponíveis no site. “A ideia do projeto em formato de performance digital é a abrangência que tem hoje a cultura que compõem o ciberespaço. Essa apresentação extrapola as paredes que delimitam o espaço físico da sala de aula, atingindo pessoas de todo Brasil que tem hoje a Libras como segunda língua. É possível também mostrar para os não-surdos como a língua de sinais pode ser expressiva e dinâmica, despertando o interesse na aprendizagem e aquisição dessa língua, o que pode facilitar cada vez mais a comunicação do surdo e promover sua inclusão na sociedade”, afirma.

A Escola Bilíngue Libras Português Escrito de Taguatinga é voltada para estudantes surdos(as) da rede pública de ensino que tem como primeira língua a Libras. Há 25 anos, ela se dedica à Arte-educação. É mestranda em Artes pela Universidade de Brasília (UnB); especialista em Libras e Arte Intermidiática Digital, licenciada em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Moraes (FADM/DF) e em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  “Minha disciplina é Artes. Embora esteja há 25 anos na educação, foi no Ensino Especial que me encontrei”, finaliza.

A professora produz seu próprio site: https://www.rosapires.com.br/ e divulga sua Arte no Instagram: @rosapires76. Confira, a seguir, o vídeo que está disponível no canal do Youtube: