Em livros, professora da rede aborda toda vivência adquirida em sala de aula

A literatura voltada para a educação infantil tem sido o caminho trilhado pela professora Maíra Basso Motta para relatar sua vivência em sala de aula e até mesmo em casa. Doutora em literatura brasileira, mãe de três filhas e professora de Língua Portuguesa, a educadora da rede pública de ensino do Distrito Federal escreveu uma série de livros que conversam com suas experiências enquanto professora e mãe.

Dentre as obras escritas por Maíra estão Tablito, o tablet aflito!; George, o caracol que não sabia que tinha poderes especiais; Marina tem medo de vacina; Uma história para meu avô; Ganhei um irmão! E agora?; O bolo tá pronto? Histórias sobre a maternidade; e Larissa boa de bola. “Eu acredito que a literatura é um caminho para a emancipação humana, para um processo humanizador e uma ponte para vários outros aprendizados”, ressalta.

Em formato e-book, as obras estimulam a curiosidade, a imaginação, a criatividade e ainda ajudam no desenvolvimento da atenção, concentração, vocabulário, memória e raciocínio, além de aguçar a descoberta de sentimentos e como lidar com alguns problemas vividos pelo público alvo. Confira abaixo um breve resumo das obras e o link para adquiri-los.

 

Tablito, o tablet aflito! –  Tablito é um tablet bastante usado por um menino chamado Pedro. Os dois se divertem muito juntos, até que os pais de Pedro começam a perceber que o garoto está passando dos limites e perdendo a interação com o mundo real.

Enquanto isso, Tablito começa a sentir os efeitos do uso constante e do desgaste do tempo, ficando mais lento e com sua tela escurecendo. Essa experiência faz com que ele questione seu próprio estado de saúde e começa a implorar pro Pedro sair de casa pra brincar um pouco.

Indicado para aquelas crianças que não saem da frente das telas!

 

George, o caracol que não sabia que tinha poderes especiais – Um livro para falar sobre autoestima e diversidade com as crianças. George, o personagem desse livro, gosta muito de contar suas aventuras.

Mas, a melhor história que ele contou foi sobre uma grande amizade que ele fez com os bichinhos do jardim, a borboleta, o sapo e o lagarto. Amizade tão boa que ensinou ao caracol uma coisa muito importante: conhecer a si mesmo. Antes de conhecer esses amigos, George não sabia do que era capaz. Esse livro contribui para que pais e filhos superem desafios juntos e também é indicado para professores utilizarem em sala de aula e tratarem sobre temas como diversidade e valorização.

 

Marina tem medo de vacina: trabalha sobre questões de saúde. Esta história trata da necessidade de enfrentarmos nossos medos. A personagem deste livro, a Marina, não tem medo de quase nada, exceto de uma coisa: vacina. Toda vez que precisa ser vacinada, ela entra em pânico! Porém, sua mãe e seu pai estão determinados a ajudá-la. Marina descobrirá muitas coisas importantes e vai precisar tomar uma decisão.

Venha conhecer Marina e descobrir porquê a vacina é tão necessária para nossa saúde e a dos outros também!

 

Uma história para meu avô: Livro que fala sobre um menino comum, o João, que como todo menino, gostava de brincar e tinha como melhor companhia o vovô Bento. Juntos, gostavam de conversar, colorir e jogar bola! João era uma criança muito feliz até que um dia experimenta uma tristeza que nunca tinha sentido antes, a dor da perda, da ausência…

Este personagem cativante vai descobrir uma forma para lidar com a tristeza.

Livro Indicado para falar sobre o luto com as crianças.

 

Ganhei um irmão! E agora? – A obra trata do ciúmes entre o irmã mais velha e o recém-nascido.

Aurora por muito tempo foi filha única e, por isso, reinava em sua vidinha encantada! Mas, sua mãe lhe deu de presente um irmãozinho e a menina vai ter que aprender a dividir os brinquedos, a atenção e o colo da mãe. Ela também vai conhecer um sentimento novo: o ciúme! 

Venha conhecer Aurora e, junto com ela, aprender um pouquinho sobre o amor.

 

O bolo tá pronto? Histórias sobre a maternidade. Gravidez, relação mãe e filhos, dores e prazeres de ser mãe: tem tudo isso neste livro. Uma reunião de histórias que trazem um pouco da minha experiência e do que aprendo diariamente com minhas filhas. Recomendado a todas as mães e futuras mães, para que riam e se emocionem com os textos que estão aqui.

 

Larissa boa de bola. Já pensou você ter um sonho e as pessoas falarem que este sonho não é pra você? Com a personagem deste livro aconteceu isso. Imagine só que Larissa amava futebol e se inspirava nas jogadoras da seleção brasileira, mas precisou enfrentar alguns obstáculos para conseguir o que queria.