Professora da rede aborda a interseccionalidade como referencial interpretativo e ferramenta analítica

A teoria e a perspectiva metodológica, fatores que permitem compreender as relações de poder, seus sistemas e indivíduos de forma mais aprofundada e crítica, foram as tônicas utilizadas pela professora e pesquisadora feminista das áreas da educação e dos direitos humanos, Aldenora Conceição de Macedo, para escrever seu livro: Sobre Interseccionalidade. Segundo a autora, a obra é importante no debate dos dias atuais e no novo contexto político de esperança e visibilidade da diversidade.

O livro apresenta reflexões sobre a perspectiva teórica e metodológica da interseccionalidade em sua construção histórica, apontando importantes interpretações e positividades para a pesquisa e práxis social. Alicerçando-se nas discussões teóricas de autoras feministas como Bell Hooks, Patrícia Hill Collins, Sirma Bilge, Ângela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González e Heleieth Saffioti, Aldenora destaca o uso crítico e analítico da abordagem interseccional.

Na obra, os(as) leitores(as) encontrarão um olhar atento e cuidadoso de reconhecimento do potencial da interseccionalidade para o tratamento justo dos problemas humanos e correção das desigualdades sociais. “A interseccionalidade pode ser utilizada como referencial interpretativo, como ferramenta analítica, não só devido a sua capacidade heurística, mas também a sua habilidade de assumir várias formas, convergindo-se em um instrumento com enorme potencial de ajudar na compreensão de uma grande gama de problemas”, salienta a professora da rede pública de ensino do Distrito Federal.

O livro pode ser adquirido em formato físico e em e-book. Para adquirir o livro físico acesse https://filoseditora.com.br/…/sobre-interseccionalidade/. Para adquirir o e-book acesse https://clubedeautores.com.br/livro/sobre-interseccionalidade-2.