Professora aposentada é uma das premiadas do FAC Mulher
A professora aposentada da rede distrital Janilce Rodrigues é uma das 10 agraciadas com o prêmio FAC Mulher, concedido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec). Ela concorreu na modalidade acima de 60 anos.
O certame premiou, no total, 50 agentes culturais mulheres relevantes ou que tenham desenvolvido, no Distrito Federal, ações artísticas e culturais em benefício da sociedade, que comprovassem atuação direta ou indireta no enfrentamento, prevenção ou combate à violência contra mulheres por meio da cultura.
Janilce recebeu o prêmio por suas ações em trabalhos voluntários e comunitários. Com o apoio do Ministério Público de Sobradinho, ela organizou na cidade um programa de acolhimento para mulheres em situação de violência doméstica, intitulado “Conversando com meus botões”, que envolvia rodas de conversa e oficinas de costura para essas mulheres.
“Nesse programa nós fazíamos o acolhimento dessas mulheres, com roda de conversa ou jogos cênicos, a depender do planejamento. A seguir, oferecíamos agulha, linha e tecido para aprenderem bordado em tecido xadrez. Algumas mulheres não sabiam como mexer com linha e agulha, e nós as auxiliávamos nesse processo. Também levamos alguns tecidos para que elas trabalhassem livremente com o material. Algumas aprenderam o bordado e começaram a vender produtos de bordados e ensinar bordado para outras mulheres. Houve ainda, dentre as mulheres acolhidas, as que faziam apliques de crochê nos bordados, e também compartilharam essa técnica com o grupo.”
Janilce também criou e coordenou o Canto Coral Popular, com a regente Sara Landum: “Conversei com o presidente do Lyons clube, que disponibilizou o espaço do clube para os ensaios. Conseguimos reunir cerca de 15 pessoas e fizemos algumas apresentações do coral de MPB em Sobradinho. Apresentamos na praça e na feira de Sobradinho. O projeto durou cerca de um ano.”
A professora ainda é autora de três livros: os infantis A fada da caixa de costura, de 2015, e Manuela e as borboletas amarelas, de 2017, além de Teatro em Cadeado – uma experiência em cela de aula, de 2019 – este último com financiamento do FAC.
Em 2022, Janilce criou e fez a curadoria do projeto de artes visuais ” O novo sempre vem” – Celebração ao Centenário da Semana de Arte Moderna. A exposição na galeria de arte Van gogh, em Sobradinho, reuniu vários artistas do DF.
O prêmio FAC Mulheres concedeu um total de R$ 800 mil reais em prêmios a mulheres e entidades geridas por mulheres. Metade dos prêmios foram destinados a mulheres negras. Havia também as categorias indígena, quilombola, mulheres com deficiência e mulheres acima de 60 anos – categoria em que Janilce concorreu.