Professora lança livro sobre experiência dentro do sistema penitenciário

Será realizado em 16 de outubro, o lançamento do novo livro da autora Janilce Rodrigues, “Teatro em cadeado: uma experiência em cela de aula”, projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. A obra é um relato de experiências realizadas, por meio de oficinas de teatro, com detentos no período de 2005 a 2013.

O livro traz a experiência que a autora viveu ao longo dos últimos oito anos atuando como professora de artes da Secretaria de Educação do DF dentro do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Papuda), e que após sua aposentadoria, recolheu todo material que havia coletado no decorrer desses 8 anos para produção do seu livro.

“Acredita que a arte-educação pode contribuir para a transformação do indivíduo, independentemente do lugar em que ele esteja e que linguagem teatral pode salvar vidas, curar as doenças da alma”, afirma Janilce Rodrigues.

Ela também conta como foi compartilhar seu conhecimento e proporcionar aos alunos novas perspectivas da vida através do teatro, onde eles atuaram e co-criaram textos sobre vários assuntos, incluindo a própria experiência do encarcerado.

Mais sobre a autora

Janilce Rodrigues nasceu no município de Itaboraí, no Rio de Janeiro e formou-se em educação artística pela Faculdade Universo, em Niterói/RJ, nem 1989. Vive em Brasília desde 1992, onde lecionou para estudantes do ensino fundamental ao ensino médio por mais de uma década.

Trabalhou por oito anos como professora de teatro e artes visuais do Programa de Ressocialização dos Internos do Sistema Penitenciário da Papuda/DF, em convênio com a Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Começou sua jornada em 2015 como autora do livro infantil “A fada da caixa de costura” e em 2017 publicou “Manuela e as borboletas amarelas”. Levou suas obras à várias escolas de educação infantil do DF, tanto públicas quanto privadas.