Professora aposentada conta a história do Quilombo que gerou Brasília
Antes de os candangos chegarem por aqui para construírem aquela que viria a ser a Capital Federal, o canteiro de obras de Brasília recebeu mão de obra, além de alimento e água, do quilombo Mesquita, localizado em Cidade Ocidental (GO). Essa história é contada no livro “O Quilombo que Gerou Brasília”, da professora aposentada da rede Antonia Samir, que será lançado no dia 11 de setembro às 19h no Espaço Cultural Renato Russo.
Com esse livro, Antonia busca desconstruir o discurso de que a cidade foi construída “onde não havia ninguém”. “Essa versão torna invisível uma comunidade repleta de saberes tradicionais e práticas culturais”, contesta a professora.
“Por ser filha de pai nascido na região, sempre me incomodaram as manifestações de estigmatização em relação ao povo preto de Luziânia (local onde a comunidade nasceu), tanto pela omissão na implantação de políticas públicas, como pelo próprio morador de Brasília, que invisibiliza essas pessoas. O livro busca ser uma revisão de como se deu a ocupação da região onde hoje se localiza Brasília, e faz uma retrospectiva histórica importante da colonização do território da Capital Federal e da presença do negro na região e na construção da capital”, conta Antonia.
O Quilombo de Mesquita fica a 40 Km de Brasília, em Cidade Ocidental (GO). Surgiu a partir da resistência de três mulheres escravizadas que viviam na fazenda do sargento-mor português José correia de Mesquita. No local, as três mulheres e seus descendentes. O Quilombo Mesquita existe e resiste até hoje, há sete gerações.
Antonia também é pioneira em vários aspectos: Nasceu na Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante; foi batizada em 21 de abril de 1960, estudou na Escola Classe 1 do Núcleo Bandeirante e foi uma das primeiras moradoras da Ceilândia. A história de Brasília se confunde com a história de sua vida.
“Publiquei esse livro com todos os meus recursos. Me orgulho de minha história, e não quero ver minhas origens e a minha história silenciadas.” O livro “O Quilombo que gerou Brasília” é resultado de sua tese de doutorado, defendida na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
Serviço:
Lançamento do livro O Quilombo que gerou Brasília, de Antônia Samir Ribeiro
Onde: Espaço Cultural Renato Russo
Quando: 11/9 às 19h.