Professor traz clássicos da literatura brasileira para o teatro

Professor Edson de Oliveira Cardoso se autointitula um apaixonado por literatura, música, teatro, poema. Há 23 anos na Secretaria de Educação do DF, ele leciona sociologia, mas utiliza a arte como ferramenta pedagógica e de inclusão social.

Desde 2006, professor Edson adapta clássicos da literatura brasileira para peças teatrais. Para idealizar o que está no papel, ele criou a companhia de teatro Ave Branca, onde estudantes do Cemab Taguatinga que se identificam com a arte tornam-se atores e atrizes.

A atividade é extracurricular, e vem tendo cada vez mais procura. “Na última produção, tivemos 62 estudantes interessados em participar”, conta professor Edson, que afirma fazer questão de sempre acolher todos e todas. “O primeiro objetivo é se divertir. O segundo, é educar para que os alunos tenham contato com as obras brasileiras. E o terceiro objetivo é utilizar esse grupo de teatro como um mecanismo para acolher e inserir alunos e alunas que, às vezes, se sentem rejeitados, têm dificuldade de interagir”, explica o professor.

Atualmente em cartaz no auditório do Cemab Taguatinga está a peça “Diálogos do Subconsciente”. A história, interpretada por atores e atrizes do 2º e 3º anos, é uma versão de três clássicos de Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba. “A peça é como se fosse um jogo de tempo: presente e passado. Começa com a morte do Brás Cubas. Então aparece Bentinho (de Dom Casmurro), e Brás Cubas passa a ser o subconsciente de Bentinho. É como se fossem os últimos momentos de vida do Bentinho, onde ele rememora todo seu passado, através do subconsciente, mostrado na forma do Brás Cubas”, conta o professor Edson.

Segundo ele, a história também coloca no centro Capitu, esposa de Bentinho em Dom Casmurro, e acusada pelo marido, um ex-seminarista, de adultério. “A adaptação passa para o aluno o discurso da posição da mulher, de como ela precisa ser respeitada nas dimensões afetivas e em todas as outras”, conta.

Momentos cômicos, músicas brasileiras cantadas pelos alunos e muita emoção são reunidos em “Diálogos do Subconsciente”, que está na sua 5ª montagem e vem sendo apresentada durante toda a semana no Cemab para estudantes da unidade, pais, mães e responsáveis, além de estudantes do Centro Educacional Irmã Regina Velanes Regis, em Brazlândia, onde professor Edson atua junto a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Queria apresentar em outras escolas, em outros espaços, para outros públicos”, sonha.

Outros dois projetos do professor Edson estão por vir. Dessa vez, serão trazidos para o palco escritores como João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, além de contemplada também a literatura de cordel.