Professor trabalha conscientização do uso da água com tradição cultural de lavadeiras e jongo

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 3 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água em 2025. Diante do cenário, a necessidade de preservação dos recursos hídricos está na agenda global. No CEF 10 do Gama, estudantes do 6º ano deram uma verdadeira aula sobre o tema com o projeto Água – Jongo, coordenado pelo professor João de Camargo Pimentel.

Na Semana da Conscientização do Uso da Água, realizada no mês de março, professor João estimulou o protagonismo estudantil para tratar do tema, a partir da temática “Lavadeiras do Rio Jequitinhonha” e do jongo.

Professor João de Camargo Pimentel, do CEF 10 do Gama

“Alinhamos (o projeto) à temática das Lavadeiras do Rio Jequitinhonha, que traz relação afetiva e de trabalho com a água. Fomos além e aplicamos também o jongo: dança de origem africana, protagonizada por mulheres negras, com canções que falam sobre o dia a dia e as dificuldades da população negra, uma prática que se aproxima das lavadeiras”, explica professor João ao falar da necessidade de se trabalhar nas escolas, de forma transversal, a educação antirracista.

Com saias compridas, rodadas e floridas as estudantes realizaram a apresentação com a dança de roda, acompanhada de um estudante com chapéu de palha. Enquanto dançavam, também entoavam a cantiga “Mandei caiá meu sobrado”, que representa o sonho de conquista, de ascensão social e de estabilidade familiar.

“O mais importante para nós, enquanto escola, foi perceber que foi possível fazer a discussão de um tema importantíssimo de forma lúdica, integrada e com engajamento e protagonismo dos estudantes. Os estudantes replicam o que aprendem. Então, essa prática vai reverberar no dia a dia deles, das suas famílias, da comunidade”, avalia o professor João Pimentel, já na expectativa de novos projetos.