Professor premiado pelas obras literárias lança, em julho, 2º volume de Amber9

A vida imita a arte ou arte imita a vida? Um dos gênios da literatura irlandesa, o escritor, poeta e dramaturgo Oscar Wilde, dizia que “a vida imita a arte mais do que a arte imita a vida”. Até hoje ninguém sabe definir isso direito. Essa dúvida atravessa o tempo. Uma das provas dessa indecisão através dos anos é o caso de Amber Elisabeth Halsey. Ela recoloca a arte diante do dilema: a vida imita a arte ou a arte imita a vida?

 

Amber descobriu que a vida não é controlada por nossas próprias ações e, sim, por um conjunto de condições. A suas descobertas sobre a vida levam a gente a se perguntar também se somos pré-estabelecidos naquilo que somos e a indagar: o ato em si de ter uma certa habilidade me marca, consecutivamente, para estabelecer que serei escravo disso?

 

Em sua trajetória, Amber tem de aprender, nos passos da história, o que realmente ela é. Com esse aprendizado, ela nos remete a outro dilema notificado também na literatura da região em que se localiza a Grã-Bretanha: “ser ou não ser, eis a questão”.

 

Esse dilema “ser ou não ser, eis a questão” foi instigado pela peça “A tragédia de Hamlet”, príncipe da Dinamarca, cujo autor é nada mais nada menos do que outro gênio da arte literária: William Shakespeare. Os dilemas de Amber vão nessa direção de nos levar a pensar acerca do tema da identidade.

 

Perante os impasses da vida, Amber se vê, constantemente, diante de possibilidades de futuro que podem lhe trazer consequências nem sempre dentro do que ela espera ou deseja. Ações que colocam em xeque sua construção como ser humano e brincam com os conceitos de outra dubiedade, geralmente, trazida pela filosofia, política, sociologia e, sobretudo, antropologia:  “sou fruto do meio ou não?”

 

Ficção científica e premiações

Amber 9 é uma obra de ficção científica, cuja história contém doses de aventura, ação e drama, com ênfase em autodescoberta e amadurecimento, mas, acima de tudo, sobre seres humanos. Para conhecer a vida de Amber e mergulhar na filosofia da vida, contudo, não precisa atravessar o Oceano Atlântico e saber ler em inglês, basta adentrar na obra do colega de trabalho Nando Alves, que, nas horas que sobram, depois de exercer sua profissão de alfabetizador, na Escola Classe 218, de Santa Maria, dedica-se à literatura infanto-juvenil.

 

Nando Alves é o criador da personagem Amber Elisabeth Halsey e, embora a história não tenha nenhuma relação com experiências reais, ela surgiu da vivência dele, quando passou um tempo no sul dos Estados Unidos da América (EUA). “O ambiente e as pessoas me deram o caminho para a criação de todos os personagens que, aos poucos, ganharam vida”, diz.  Ele conta que os primeiros rascunhos foram escritos ainda lá.  “Mas foi no meu retorno para o Brasil que a aventura ganhou corpo e o tempero brasileiro não só em um dos personagens como também no seu DNA”, informa.

 

Amber 9 é o tipo de obra clássica que, embora seja indicada para jovens a partir dos 16 anos e não seja, deliberadamente, filosófica, ela leva o(a) leitor(a)  a  filosofar, ou seja, a refletir sobre a vida e alcança todas as idades. Dividida em dois volumes de um pouco mais de 500 páginas cada, o livro teve seu primeiro volume lançado em 2018 e recebeu três prêmios de melhor ficção científica juvenil, o Watty Award.

 

Também recebeu, duas vezes seguidas, o Pétalas de Ouro, como melhor obra de ficção científica na literatura virtual. Foi muito bem recebido pelo público. O Amber 9 Volume 1 passou de 1 mil copias impressas vendidas e mais de 3 mil virtuais. Em setembro de 2021, o livro 1 será lançado no mercado internacional. “Estou fechando a revisão da versão em inglês neste exato momento”, comemora o autor.

 

 

 

Lançamento de segundo volume previsto para julho e, no exterior, em setembro

 

Nando informa que o segundo volume, intitulado Amber 9 – Sombras, será lançado agora, em julho de 2021. Para o professor, os dois volumes podem ser adotados na rede pública de ensino. “Não veria problema, entretanto, ele é mais indicado para jovens a partir dos 16 anos”, afirma. Autor de obras literárias infanto-juvenis, Nando Alves conta que é escritor de quadrinhos desde 1989.

 

O “Amber 9 – Sombras”, a ser lançado em julho/2021, é seu quinto projeto literário.  “Sou professor desde 1994, mas já trabalho com quadrinhos desde 1989. Comecei publicando histórias de terror e suspense na antiga editora D’art de São Paulo. Disso já fiz trabalhos com heróis nacionais, suspense e infantil, como shadow writer (escritor de aluguel) para diversas editoras no Brasil e no exterior. Tenho trabalhos publicados em vários países e em línguas que nem sei pronunciar. Fiz também algumas peças de teatro, músicas e poesias utilizando tanto meu nome de batismo como meus pseudônimos”.

 

Sobre a arte de lecionar, ele confessa que é professor alfabetizador desde de sempre. “Mesmo tendo passado um período dando aula de inglês para o Ensino Médio, não consigo me ver longe do trabalho com crianças. São quase 30 anos com elas e atuando em Santa Maria. É um público que vi crescer e que, em muitos casos, acabou se tornando meu amigo. Escrever para esse público faz bem, pois me coloca, novamente, em um tempo em que as coisas pareciam mais simples, além de me manter ligado nas novidades”. 

 

Nando adora o conceito da boa diversão. “Além de ser isso uma ótima diversão, a ideia é fazer a pessoa pensar a respeito de identidade. Mostrar que esse conceito vai muito mais além daquilo que podemos ver e especular. De que podemos a cada passo que damos definir, refinar e até mesmo mudar, completamente, nossos destinos, contudo, deixando claro que, independentemente do que podemos fazer, as pessoas em nossa volta são fundamentais para essas decisões. Sejam elas boas ou ruins”, declara Alves.

 

Ele não sabe definir onde começa e termina a relação de sua obra com sua atuação no magistério. “Não sei onde uma começa e a outra termina. Escrevo porque sei que histórias tocam as pessoas e influenciam também em seu trato com o outro. Quando leio, escrevo ou, simplesmente, conto uma história para uma criança ou adolescente, sinto que planto algo especial ali dentro. Tenho consciência de que nem sempre essa semente irá germinar, mas faço porque é o certo”, assegura.

 

O volume 1 de Amber 9 pode ser adquirido por pelo WhatsApp e pelo Amazon. “Como estamos vivendo uma pandemia, os livros podem ser comprados, diretamente comigo, pelo meu WhatsApp 61 9 9257-7762, ou, virtualmente, pelo Amazon”, avisa.

 

O autor de Amber 9 e Amber 9 – Sombras, dentre outras obras de literatura infantil, diz que recebe muitos retornos sobre sua produção. “Há um site chamado SkOOb, no qual os leitores falam direto com os escritores, fazendo críticas e elogios muito úteis. Já com as crianças, eu tenho dois livros infantis que não canso de olhar ano após ano seus olhos [os olhos das crianças/estudantes] diante das aventuras de meus personagens que, em muitos casos, são construídos a partir deles”, finaliza.

 

Confira na sala de aula virtual:

 

 

 

 

Assista ao trailer do livro no YouTube

 

 

 

 

Obras infantis já publicadas: