Professor lança site dedicado ao estudo dos baobás

O professor André Lúcio Bento, especialista em Cultura Afro-Brasileira e Africana pela UFG (Universidade Federal de Goiás), lançou um site interativo para acompanhar a evolução dos baobás no Brasil e para concentrar informações sobre essa árvore milenar. O site se chama Baobá Brasil (conheça AQUI), e disponibiliza exemplares dos baobás encontrados em Brasília, no Brasil, no continente africano e em todo o mundo. “Além disso, temos o mapa dos baobás de Brasília”, disse o professor André ao site Só Notícia Boa.

“Com minha busca pelos baobás na capital do Brasil, decidi que seria importante criar um ambiente que tivesse como temática central as múltiplas representações e os diversos estudos sobre os baobás, também chamados de imbondeiros, embondeiros, micondós, calabaceiras”, explica o professor. No Baobá Brasil, é possível encontrar materiais acadêmicos, reportagens, fotografias e vídeos sobre as milenares árvores africanas. “Todo esse material estava muito disperso por aí. Agora é possível encontrar tudo num só lugar. Ficou mais fácil saber mais sobre os baobás”, comemora André.

O professor iniciou, em novembro de 2020, o processo de catalogação dos 59 baobás registrados em Brasília até agora. Foi quando ele percebeu que as fontes de pesquisa estavam dispersas e decidiu criar um mecanismo que facilitasse o trabalho de estudiosos. “Os baobás são símbolo de beleza, energia, vitalidade, religiosidade para os povos tradicionais africanos. Também representam ludicidade e memória, uma vez que são palco para a contação de histórias dos mestres griôs para as crianças e para os adolescentes”, explica André.

Aqueles e aquelas que têm artigo, dissertação, tese, fotografia ou vídeo sobre os baobás, e quiserem disponibilizar no site Baobá Brasil, podem contatar André pelo e-mail andreluciobento@gmail.com ou por mensagem direta no Instagram @andreluciobento.

Com informações do site Só Notícia Boa.