Professor lança, no dia 7 de junho, romance que relata memórias do garimpo
Os relatos, histórias e memórias dos tempos áureos de extração de cristal de rocha na Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, motivaram o fotógrafo, geógrafo e professor Jorge Monicci a escrever o livro Garimpo – Uma verdade sobre a Chapada dos Veadeiros. A obra, iniciada em 2014, tendo sua primeira versão independente lançada em 2017, convida o(a) leitor(a) a reviver o sonho do garimpeiro de ficar rico em meio a um ambiente rústico e belo ao mesmo tempo, abordando o romance entre um retirante nordestino e uma prostituta.
O livro, que conta com o prefácio escrito pelo deputado distrital Gabriel Magno, ainda traz depoimentos de antigos moradores e garimpeiros, artigos científicos, literatura de época, além da experiência do escritor em relação ao ambiente da Chapada dos Veadeiros. Tudo isto foi fundamental para a associação dos fatos, que se transformaram em um romance de época. Em 2019, mais de 600 livros foram doados para escolas públicas e bibliotecas no Distrito Federal.
Jorge Monicci explica que foram dois anos de produção e um ano de pesquisas e entrevistas. “Este ano chegamos na terceira edição, totalmente revista e ampliada com mais de 100 páginas inéditas”, comenta Jorge, que também é autor de outras obras como “Trilhas de Oréades – Uma viagem pelo Cerrado” e “Tá me tirando? Um Retrato da Criminalidade Escolar”. O autor participará do Festival de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros como escritor convidado.
O lançamento do livro será no dia 07 de junho, no Bar Radiola (704/705 Norte), a partir das 18h, com música ao vivo.