Professor da rede apresenta tese de Doutorado sofre Reforma do Ensino Médio no TV Sinpro

Fruto de um projeto privatista que assaltou o Estado brasileiro com o golpe de 2016 e se aprofundou com a ascensão de Bolsonaro em 2019, a Reforma do Ensino Médio tem mobilizado a categoria. Além de debates e atividades realizadas para abordar esta pauta, o professor da rede pública de ensino do Distrito Federal, Ricardo Pacheco, apresenta um pouco sobre sua tese de doutorado no TV Sinpro de hoje (07/12), às 19h. O programa também terá a participação da coordenadora da Secretaria de Imprensa do sindicato, Letícia Montandon.

Ao basear o currículo escolar em formação geral básica e itinerários formativos, o Novo Ensino Médio reduz a oferta de conhecimento e desvincula conteúdos fundamentais da formação obrigatória. A consequência óbvia da proposta é a redução da presença das disciplinas que levam ao conhecimento geral do país e da realidade mundial, contribuindo para formação humana e crítica. Em resumo, apenas matemática e português serão conteúdos obrigatórios, criando-se indivíduos aptos a servirem de mão-de-obra para o mercado de trabalho apenas com formação técnica e profissional.

Para Ricardo Pacheco, a reforma reproduz um modelo de educação que divide a teoria da prática, aqueles(as) que serão formados para pensar e elaborar daqueles(as) que somente executarão. “Isto não é o processo educativo que nós defendemos. Nós defendemos um processo que os jovens possam não só ter acesso ao conhecimento, à ciência e à tecnologia, mas também que tenham a prática a todos esses processos”, explica Pacheco, professor da SEEDF há trinta anos, atualmente na EAPE e com especialização, mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da UnB.

O TV Sinpro vai ao ar às 19h, na TV Comunitária, no Youtube e no Facebook do Sinpro-DF. Não perca!

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS