Professor da rede apresenta projeto do CEM 01 do Paranoá na Europa

Como alunos do ensino médio do ensino público do Brasil e da Alemanha veem a temática da Pandemia e a Guerra na Ucrânia? Um professor do ensino público do Distrito Federal vai levar para o Congresso de Educação Nacional Alemã um projeto de zines realizado com estudantes germânicos e brasileiros em ação pedagógica que estimula a participação, o debate e o pensamento crítico. O intercâmbio virtual foi aplicado aos alunos alemães por Vinicius Silva de Souza e, no Brasil, pela professora de Filosofia Isabella Quevedo no Centro de Ensino Médio 01, do Paranoá, e integra o doutorado do docente no Brasil e na Alemanha sobre o Projeto Infozine, da escola brasiliense.

A expectativa de Souza é que os(as) professores(as) conheçam, cada vez mais, a ferramenta dos zines para o estímulo à participação estudantil. Ele destaca a experiência do intercâmbio entre os adolescentes. “Os estudantes brasileiros deram um foco maior nos zines sobre a Pandemia. Se percebia na construção dos zines uma maior segurança sobre o tema. Já no caso dos alunos da Alemanha o foco foi maior na questão da guerra. Mas ambos apresentaram e participaram da atividade. É importante ressaltar também que eles viram seus respectivos zines. Os estudantes alemães e brasileiros”, diz Souza. Os zines são uma mistura de informativos e fanzine, que podem ser feitos de forma individual ou coletiva, por meio da escrita, recortes e material de colagem e outros recursos.

O projeto Infozine integra o Projeto Pedagógico do Centro de Ensino Médio 01 desde 2015 e tem como objetivo estimular o debate de variados temas da atualidade e do cotidiano. Após a pandemia, tem sido realizado de forma esporádica, quando acionado pelos professores do quadro, e a sala dedicada ao projeto recebeu uma reforma física. “O Infozine tem importante papel na discussão e formação do senso crítico dos estudantes, bem como apresentá-los às formas diversas de publicações jovens. Por meio dele, a comunidade teve contato com o trabalho desenvolvido na instituição de ensino sobre assuntos diversos de maneira lúdica, crítica e criativa”, disse Luciana Ribeiro de Lima, Supervisora Pedagógica da escola.

O Infozine foi idealizado e coordenado até 2019 por Souza, período em que os(as) alunos(as) chegaram a participar de dois circuitos de ciências da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O docente, agora, está licenciado para a realização do doutorado na Universidade de Brasília e realiza sanduíche na a Universidade Freie Universität Berlin, na Alemanha. Nesta semana, ele embarca para Universidade de Salzburgo, na Áustria, onde recebe uma bolsa de estudos para o intercâmbio acadêmico com grupo que realiza projeto similar no ensino local, além de apresentar workshops sobre o tema.

“Naquele período, a experiência do uso de zines em sala de aula foi fantástica. Os estudantes participavam e se interessavam em não só participar do projeto, como também, sugerir temas, editar as publicações e estarem ativamente em ações em prol do projeto. Tudo isso com o envolvimento e participação dos estudantes que viam os zines como o resultado empírico das aulas de filosofia”, explica. Ele explica que os zines eram resultado dos debates realizados em sala de aula, na biblioteca e junto à coordenação e direção, e que o produto era recebido por toda a comunidade escolar.

Para o professor, o reconhecimento acadêmico internacional sobre o estudo se deve ao incentivo de uma formação docente em didáticas de ensino direcionadas à participação e ao estudantil, e lembra que Paulo Freire preconizou a educação emancipatória, participativa e inclusiva, que tem sido valorizado agora pelas instituições europeias. “Eu espero contribuir durante esse período com a minha experiência que adquiri durante esses anos, não só sobre a produção de zines, como também sua historiografia e a análise desse material”, explicou.

Veja o resultado do intercâmbio internacional de zines: 

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