Processo seletivo para contratação de professor para atuar em classes hospitalares

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última segunda-feira (31) o processo seletivo de professor(a) da educação básica para atuar nas classes hospitalares. Com 11 unidades hospitalares participando do programa, a Secretaria de Educação do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Saúde, está abrindo 15 vagas e cadastro reserva. Para participar os(as) interessados(as) devem fazer as inscrições entre os dias 7 e 10 de fevereiro neste link.

O programa classes hospitalares garante atendimento educacional às crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, matriculadas na rede pública de ensino, impossibilitadas de frequentar as escolas em razão de tratamento médico. Além disso, assegura o ensino das crianças que estão hospitalizadas, evita a evasão escolar e a repetência do(a) estudante.

 

Quem pode participar

Podem participar do processo seletivo professores(as) de educação básica da carreira magistério do DF com carga horária de 40 horas semanais e efetivo exercício na rede pública de ensino há, no mínimo, três anos. Também é preciso possuir certificado de pós-graduação ou cursos de 180 horas na área de atendimento educacional especializado, aptidão em atendimento educacional especializado e cursos na área de educação hospitalar. Além da inscrição, os(as) interessados(as) deverão participar de mais duas etapas: análise curricular documental e entrevista individual, conforme critérios definidos no edital.

A análise curricular é de caráter classificatório e eliminatório. Somente será convocado(a) para a entrevista o(a) candidato(a) que preencher todos os requisitos obrigatórios. A entrevista individual também será de caráter eliminatório e classificatório, com pontuação mínima de 7 (sete) para aprovação.

Os(as) aprovados(as) no processo seletivo vão cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais, no regime de 20 (vinte) horas mais 20 (vinte) horas semanais.  As atividades serão desenvolvidas no espaço das classes ou no leito, atendendo as necessidades individuais das crianças/adolescentes, podendo ser realizadas de forma individual ou em grupo a depender de orientação médica e/ou condição clínica da criança ou adolescente internado.

O Sinpro lembra que os prazos para a inscrição devem ser respeitados e que somente professores(as) de educação básica com carga horária de 40 horas semanais e efetivo exercício na rede pública de ensino há pelo menos três anos podem participar do processo seletivo. “O direito à educação, como direito à aprendizagem e à escolarização, é constitucional. Diante disto, deve ser oferecida a todos, sem a exclusão de nenhum grupo. Pensar naqueles que estão hospitalizados, não aptos ao ambiente escolar, é respeitar este direito, além de prepara-lo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, segundo a Constituição Federal no art. 205”, afirma a coordenadora da Secretaria de Formação do Sinpro, Luciana Custódio.

 

Clique aqui para fazer a sua inscrição. 

 

Locais de atuação:

– Hospital Materno Infantil (Hmib)

– Hospital Regional da Asa Norte (Hran)

– Hospital Regional de Taguatinga (HRT)

– Hospital Regional de Ceilândia (HRC)

– Hospital Regional do Gama (HRG)

– Hospital Regional de Sobradinho (HRS)

– Hospital Regional de Planaltina (HRP)

– Hospital Regional de Brazlândia (HRBz)

– Hospital Regional do Paranoá (HRPa)

– Hospital Regional de Samambaia (HRSa)

– Hospital da Criança de Brasília José Alencar

MATÉRIA EM LIBRAS

PARTE 2