Pressão faz GDF oferecer abrigo noturno à população em situação de rua

Movimento da População de Rua, Defensoria Pública do DF e a deputada distrital Arlete Sampaio (PT-DF) pressionaram e garantiram que o Governo do Distrito Federal abrisse alojamento provisório para proteger pessoas em situação de rua do frio. O abrigo, que oferece 100 vagas, funcionará no ginásio do CIEF da 907 Sul, das 21h às 8h.

Embora seja uma conquista, a parlamentar avalia que o número de vagas ofertado pelo governo está longe de ser o adequado para a demanda. “Nossa cidade tem mais de 2 mil pessoas em situação de rua e o GDF abriu apenas 100 vagas imediatas. Vamos continuar lutando para garantir o direito de todas e de todos”, diz a deputada Arlete Sampaio em publicação nas redes sociais.

Na semana passada, o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) emitiu recomendação para que governos estaduais e municipais adotassem medidas para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente em situação de rua.

Regiões do DF registram temperaturas recordes nesse período de frio. Na estação meteorológica do Gama, foi registrado 1,4 graus Celsius (ºC) no último dia 19.