Presidente do Conselho de Educação do DF renuncia após repercussão de apoio a atos terroristas

O presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal, Mário Sérgio Mafra, renunciou ao mandato de conselheiro na última segunda-feira (16). A renúncia foi apresentada depois que vieram à tona publicações de cunho golpista feitas por Mafra em suas redes sociais, nas quais ele manifestou apoio aos atos terroristas de 8 de janeiro acontecidos na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Após denúncia do Sinpro ao apoio do então presidente do conselho aos atos terroristas em nota dia 9 de janeiro, também manifestaram repúdio a Universidade de Brasília e o Instituto Federal de Brasília, em nota conjunta, e o Fórum Distrital de Educação, através de ofício à Secretaria de Educação. Na quinta-feira, dia 12, o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Distrital, deputado Gabriel Magno, enviou ofício ao Governo do Distrito Federal solicitando que a indicação de Mário Sérgio Mafra como membro do conselho fosse revista.

Com a repercussão de seu posicionamento, Mafra apagou as publicações e tornou seu perfil privado. Entretanto, os registros foram feitos, como se pode verificar na imagem abaixo.

O Sinpro-DF considera que a afinidade com atos terroristas de depredação do patrimônio público, destruição de obras de arte e objetos históricos é inadmissível para qualquer cidadão, mais ainda para o presidente de um conselho que tem uma função pública tão importante. Principalmente quando tais atos visam a afrontar instituições e desestabilizar a democracia brasileira.

MATÉRIA EM LIBRAS