Presidente da CNTE participa de Ato Nacional pela Educação com Lula

cnte 01Na última sexta-feira (14/8), o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, participou de Ato Nacional pela Educação, organizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em Brasília. O ato abriu um seminário de dois dias, que tinha como objetivo discutir o futuro da educação pública de qualidade. Também compunham a mesa da abertura: o ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro da Educação, Renato Janine; o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; a senadora Fátima Bezerra; o governador do Piauí, Welligton Dias; o governador do Acre, Tião Viana; o coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo e o presidente Nacional do PT, Rui Falcão.
Para o presidente da CNTE, o evento foi um importante espaço de debate com o PT e demais governantes. “Saímos com as esperanças renovadas e muita determinação para fazer com que nosso País seja realmente uma Pátria Educadora. O corte nas verbas da educação é um problema grave e se educação é prioridade, tem que ser prioridade de verdade. Os prazos do Plano Nacional da Educação (PNE) devem ser cumpridos e precisamos colocar esse documento como grande norteador da educação pública de qualidade do Brasil”, enfatizou Roberto Leão.
Durante a abertura, Lula citou aprovação do PNE, que prevê metas e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o ensino. Para o ex-presidente, é necessário encontrar formas de alcançar os objetivos, ainda que os recursos sejam escassos. “A educação é a única coisa que garante igualdade e chance de oportunidades”.
O coordenador do Fórum Nacional da Educação (FNE) e secretário de assuntos educacionais da CNTE, Heleno Araujo, alertou que o povo não pode parar de lutar agora, depois de tantas vitórias. “Hoje temos uma agenda para a educação brasileira pelos próximos nove anos, construída de forma coletiva. No primeiro ano do PNE, já conquistamos 16 estados com planos estaduais de educação e quase 5 mil municípios com planos municipais. Agora temos que consolidar o Sistema Nacional de Educação, cuidar do financiamento da educação, regulamentar os recursos do pré-sal e do custo aluno qualidade”.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, elogiou o atual governo da presidente Dilma Rousseff e destacou que o PT foi o partido que governou com mais foco na educação. “Só o presidente Lula entregou 214 novas escolas técnicas federais. Quando assumimos, o Brasil tinha 126 campus universitários, que ofereciam 113 mil vagas para todos os estudantes brasileiros, que concluíam o ensino médio. O presidente Lula terminou o seu mandato com mais de 250 mil vagas nas universidades federais. Não só dobramos as vagas para as federais, como reservamos 50% para os alunos da escola pública”.
Nos dias 15 e 16 de agosto, o Seminário “Brasil Pátria Educadora – Plano Nacional de Educação”, realizado pela Escola de Formação do Partido dos Trabalhadores, fez um balanço do primeiro ano do PNE, discutiu o Sistema Nacional de Educação, a qualidade social e a valorização dos profissionais de educação.