Presidente da CNTE faz balanço da Educação nos últimos anos

2021 10 15 dia do professor

As professoras e os professores do Brasil estão superando os brutais ataques que sofreram nos últimos anos. Esse é o resumo do balanço feito pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo, nesta sexta-feira, 15 de outubro.

Para ele, houve o período entre 2005 a 2014, momento em que a categoria saiu vitoriosa em alguns pontos, como a aprovação do Fundeb, que valorizou os profissionais da Educação, a conquista do Piso Salarial Profissional do Magistério Público, em 2008, a efetiva participação na elaboração de políticas públicas na CONAE de 2010, e a conquista do Plano Nacional de Educação em 2014.

“Tudo isso começou a ser desmontado com o golpe de 2016 e, precisamente, com a Emenda Constitucional 95, que reduziu o financiamento da educação, agindo de forma contrária àquilo que determinava a meta 20 do Plano Nacional da Educação”, explicou. De acordo com Heleno, após os ataques do governo Temer ao Fórum Nacional da Educação e com a aprovação da Nova Lei do Ensino Médio, a Educação enfrenta seu período de resistência com a eleição de Bolsonaro.

“Bolsonaro, que é a favor da escola sem partido e da educação domiciliar, ataca professoras e professores da educação básica e superior”, afirma. “Estamos falando de um governo negacionista, que diz que existem muitas universidades no Brasil e que esse fato é ruim, afinal a universidade deveria ser para poucos”, continua. O governo Bolsonaro também acredita que a educação para as crianças com deficiência atrapalha as demais crianças.

Heleno Araújo lembra que, durante o período de pandemia, professores e professoras mostraram a força, compromisso e determinação em manter um diálogo permanente e constante com os estudantes para não quebrar o vínculo do processo de ensino e aprendizagem. “Então, neste 15 de outubro de 2021, temos no coração muita tristeza porque muitos de nós foram infectados e vítimas da Covid-19 por conta do desgoverno Bolsonaro. Mas também é uma data em que devemos levar em consideração o reconhecimento social da nossa profissão. Somos uma categoria profissional de fundamental importância para a nação brasileira”, concluiu.

Confira a mensagem de Heleno Araújo para os professores e professoras:

 

 
Fonte: CNTE