Presidente da CNTE é eleito secretário Geral da Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa

O presidente da CNTE, Heleno Araújo, foi eleito secretário Geral da Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), durante o I Congresso da entidade, realizado de 19 a 21 de outubro, em Amarantes, Portugal. Além do Brasil, a CPLP-SE representa trabalhadores/as em educação de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe

O encontro, que teve como palavras de ordem: “Inovar, Intervir, Fortalecer””, abordou o tema “Nós fazemos escola – mais investimentos para a educação pública”, da Internacional da Educação (IE), e elegeu os dirigentes para mandato nos próximos quatro anos. Entre as centenas de membros da CPLP-SE, a CNTE esteve presente no evento representada por seu secretário de Relações Internacionais, Roberto Leão. 

Desde a criação da CPLP-SE, a CNTE tem integrado o grupo de secretariado permanente. O Congresso é uma oportunidade única para trocas de experiências e desafios vividos por diferentes nações nas áreas educacional, trabalhista e sindical, além de fortalecer a organização como uma entidade fundamental nas articulações internacionais de trabalhadores/as. 

Também do Brasil, a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) integram a lista de membros na CLPL-SE. Para o presidente da CNTE, pelo Brasil possuir o maior número de pessoas falantes da língua portuguesa, a integração da CNTE entre os membros da entidade garante uma forte sustentação à CPLP-SE.

 

DENTRO MATÉRIA 241023

 

Participando remotamente da cerimônia, Heleno saudou o secretário Geral José Augusto Cardoso, que o antecedeu no cargo e assegurou seu compromisso em dar continuidade ao bom trabalho realizado pela direção anterior na CLPL-SE, buscando o avanço de conquistas baseando-se nas orientações e encaminhamentos feitos durante o I Congresso.

“[…] Vamos cuidar e zelar para que tenhamos as condições adequadas para financiar as ações organizacionais e políticas, bem como as mobilizações da CPLP-SE. Sigamos coletivamente firmes e determinados/as para enfrentarmos e superarmos os desafios postos para nós”, declarou Heleno.

Ele ainda falou dos aspectos presentes nas organizações que precisam ser ampliados e fortalecidos. Entre eles, cita: 1) a preparação de cursos, debates e seminários para formação política e atualização da prática sindical. 2) a necessidade de aprimorar a comunicação interna e externa para contribuição das negociações e mobilizações; 3) o fortalecimento da mobilização popular nos países-membros da CPLP-SE e na internacionalização das pautas e lutas. 4) o avanço de conquistas na pauta corporativa da categoria profissional; e 5) e a defesa e conquista dos direitos para a classe trabalhadora nacional e internacional.

“Daí,  a importância da nossa ampla e irrestrita participação na IE, contando com as grandes contribuições dos nossos dirigentes na Internacional da Educação, (no caso da CNTE), Roberto Leão e Manuela Mendonça, além da grande ajuda do Jéferson Pessi. ​​Mesmo distante, sinto a energia positiva que emana de cada uma e cada um de vocês, no sentimento de confiança mútuo para manter conjuntamente a construção dos nossos sonhos coletivos”, declarou Heleno em transmissão ao vivo durante o evento. 

 

FONTE: CNTE