Prêmio Educador Transformador divulga resultados distritais; regionais saem em 5 de abril

A segunda edição do prêmio Educador Transformador já divulgou os resultados distritais. O prêmio é uma correalização do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, que tem como objetivo valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do Brasil. Nessa etapa, foram selecionados três projetos em cada uma das categorias.

Trata-se de projetos desenvolvidos com estudantes do ensino regular, nos anos de 2021, 2022 e/ou 2023, que mobilizam alunos(as) em situações do dia a dia, descobrindo problemas e oportunidades, e transformando-os em ideias e respostas para problemas reais da vida. Está dividido em sete categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais), ensino médio regular, educação profissional, EJA e Educação Superior.

No dia 5 de abril, os primeiros lugares de cada uma das etapas seguem para a etapa regional, e o primeiro lugar de cada região segue para a premiação nacional, que será anunciada no próximo dia 24 de abril.

Trouxemos para o site do Sinpro três projetos premiados na etapa distrital, em três diferentes categorias. Ao final desta reportagem, você encontra a relação completa dos premiados distritais. Se você foi premiado(a), entre em contato conosco pelo e-mail Imprensa@sinprodf.org.br

 

A seguir, quatro projetos selecionados para a etapa regional do prêmio Educados Transformador.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

A professora Iara Vidal Bonfim, da Escola Classe 05 do Paranoá, pegou uma turma bem heterogênea de quarto ano em 2022. Havia muitos casos de distorção ano/idade. Sua turma tinha crianças de 8 a 14 anos – algumas ainda longe de concluir o processo de alfabetização. Logo na reunião com os responsáveis no início do ano, descobriu um ponto em comum com várias crianças: não ajudavam as mães a cuidarem dos bichinhos de estimação. Dessa realidade surgiu o projeto Eu e os animais é o bicho! Um Olhar sobre o nosso DF.

As crianças fizeram uma série de trabalhos de leitura e interpretação de textos dentro e fora de sala de aula. Aprenderam a pensar as peculiaridades da vizinhança da escola e correlacionaram aquela realidade com o trabalho do Censo, que foi realizado naquele ano. A professora Iara trabalhou uma série de leituras e, ao final do ano, encenaram o espetáculo Cats.

Pouco depois de seus alunos relatarem terem visto cavalos feridos e maltratados, Iara convidou amigos veterinários para falarem à turma sobre respeito e cuidados com animais. Os médicos levaram o cachorrinho deles para visitar a escola. As crianças ficaram encantadas.

Ao final do ano, a turma estava completamente envolvida não só com a questão dos animais, mas com todo o conteúdo das aulas. “Eles tinham prazer em descobrir palavras novas no dicionário, e se sentiam estimulados a tempo todo a buscar conhecimento”, lembra a professora. Ela conta, orgulhosa, que as crianças que ainda estavam em fase pré-silábica terminaram o ano lendo corretamente (inclusive em voz alta), escrevendo e compreendendo totalmente a leitura. Passaram a ajudar as mães em casa com os cuidados dos bichinhos.

Ensino Fundamental – Anos finais

Saiba mais sobre o primeiro lugar dessa categoria, o projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo), nesta reportagem do site do Sinpro.

 

Ensino Médio Regular

O professor Kleber Xavier Feitosa, do CED 04 do Guará, trabalha o projeto STEAM com robótica com suas turmas há 10 anos, o que já havia lhe garantido o segundo lugar no prêmio Liga STEAM. “STEAM é a abordagem de aprendizagem por problemas ou baseada em projetos. Trabalha coordenadamente conteúdos de Ciências (em inglês, sciences), Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – e suas iniciais em inglês fazem a sigla do método. Os estudantes pesquisam problemas da comunidade, e buscaram aplicar a estratégia para resolver esses problemas”, explica o professor.

Suas turmas do ensino médio resolveram pensar numa solução robótica para a proteção do bioma cerrado. Desenvolveram sensores de gás carbônico e de som que foram instalados em pontos estratégicos de um parque da região, o Parque do Guará (Parque Ezequias Heringer). Uma vez acionados, os sensores de som e de CO2 acionam leds na sede do parque, e assim os responsáveis pelo local podem chamar bombeiros e brigadas de incêndio. que acionam os responsáveis do parque que, por sua vez, entram em contato com as devidas autoridades, de forma a evitar a propagação de incêndios.

“O projeto existe em protótipo, mas este ano os e as estudantes querem colocar o projeto em prática”, conta Kleber.

 

Educação profissional

O projeto de Expansão da Mente (XMA), do professor Regis Lima, da Escola Técnica de Brasília, de Taguatinga, ajuda jovens a pensar como se dará a mudança do ambiente escolar para o ambiente profissional, e como tirar o máximo proveito desse planejamento. O projeto tem dois “braços”: transformar o comportamento do aluno para uma postura profissional, e ajudar o aluno a ter o controle sobre sua carreira. “É ensinar os alunos e as alunas a trilha de aprendizagem, para eles buscarem todas as suas competências técnicas e comportamentais e colocá-las em função de algo”, explica.

O professor demonstrou a eficácia do método a partir do exemplo da própria filha, Jéssika. “Ela fez a escola técnica junto com o curso de Ciências da Computação, estagiava no tribunal e não sabia que rumo dar à vida profissional. Começamos a formatar o processo. Perguntei a ela: “Onde você quer estar daqui a cinco anos?” ela disse que queria trabalhar com tecnologia fora do país. Então, mostrei a ela que ela precisaria dar mais foco nas disciplinas, tanto da faculdade quanto do curso técnico, que a ajudariam a alcançar esse objetivo. Pesquisamos empresas onde ela poderia trabalhar, buscamos o comportamento e o perfil de funcionários que essas empresas buscam ter. O nome disso é modelagem. Com essa maneira de pensar a carreira, ela progrediu rapidamente, e ao sair da escola buscou trabalhar em empresas que a levassem para fora do país. Hoje, ela trabalha em home office para a ONU. Está superfeliz”, conta o pai e professor.

SELECIONADOS ETAPA ESTADUAL – DISTRITO FEDERAL (DF)

Estes foram os projetos premiados no Distrito Federal. Os primeiros lugares de cada categoria participam da etapa regional no dia 5 de abril, e os vencedores da etapa regional se classificam para a etapa nacional, cuja premiação será no dia 24, em São Paulo.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL (DF)

🥇 1° lugar: Projetos transformar – Carolayne Morais dos Santos

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (DF)

🥇 1° lugar: Eu e os Animais é o Bicho! Um Olhar Sobre o Nosso DF – Iara Vidal Andrade Bonfim

🥈 2° lugar: Educação Financeira para Crianças – Adva Girlene da Silva

🥉 3° lugar: Agentes do Bem-Estar – Alessandra Gmaf Teixeira Fidelis

 

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS (DF)

🥇 1° lugar: Projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo) – Francisco Celso Leitão Freitas

🥈 2° lugar: Recicla CEF 25 – Laércio Ferreira dos Santos

🥉 3° lugar: O Exercício da Escrita para um Processo de Aperfeiçoamento Criativo – Maria Delma de Carvalho

 

ENSINO MÉDIO (DF)

🥇 1° lugar: STEAM com Robótica – Kleber Xavier Feitosa

🥈 2° lugar: Palavras Também Machucam: Discurso de Ódio Não é Liberdade de Expressão! Violência nas Escolas – Moises Gonçalves da Silva

🥉 3° lugar: Rosa Esperança – Elias Pereira de Souza Junior

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (DF)

🥇 1° lugar: Expansão da mente acadêmica – XMA – Tarso Regis Petrilio Lima

🥈 2° lugar: Feira do Jovem Empreendedor – Marina Pessoa de Sousa Rodrigues

🥉 3° lugar: Letramento: Formação de Leitores em Curso Técnico de Secretariado – Michelle Pereira Soares

ENSINO SUPERIOR (DF)

🥇 1° lugar: Educação empreendedora para mulheres: um olhar sobre as competências – Márcia Lúcia de Souza

🥈 2° lugar: “M-Nobel”: uma proposta para o desenvolvimento de atividades experimentais livres em um curso de licenciatura em física – Tiago de Jesus e Castro

🥉 3° lugar: Laboratório SelfieLab – Bárbara Lima Vieira

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) (DF)

🥇 1° lugar: Projeto Pelicano – Francisco Ferreira dos Santos Neto

🥈 2° lugar: Construindo Caminhos: projetos de vida nas turmas de EJA – Daniela Laender Caldeira

🥉 3° lugar: Decola EJA 2030: O olhar dos alunos da EJA acerca da importância de informações sobre o Mercado de Trabalho e Empregabilidade – Alfredo Neto de Jesus Luz