Professora da rede pública do DF ganha prêmio Baobá

Uma professora da rede pública do Distrito Federal, ganhou o prêmio Baobá, considerado o Oscar dos Contadores de Histórias no Brasil! Ana Solino formou-se em Língua Portuguesa e atua na Biblioteca Escolar e Comunitária EQS 108/308 Professora Tatiana Eliza Nogueira.

Ana é professora, mediadora de leitura, contadora de histórias e faz trabalhos de locução. Apaixonada por livros desde cedo, ela começou a trabalhar na sala de leitura de uma escola classe, onde se dedicou a conquistar o amor das crianças pela leitura e por aquele espaço. Fez diversos cursos com essa finalidade e, em meados dos anos 90, encontrou a contação de histórias em um congresso de leitura na Unicamp (SP). Depois disso, dedicou-se à atividade e passou a integrar um grupo de contadores de histórias, o Imaginarius.

Para Ana, ganhar o prêmio foi a confirmação de que ela está no caminho certo: “Há muito tempo luto pela promoção da leitura e pelo resgate da cultura popular”, diz Ana. “Acredito no poder transformador das histórias! As histórias desde sempre me acompanharam. Quando criança, era para aprender alguma coisa. Depois, percebi que as histórias podiam divertir”, completa.

O prêmio foi concedido a Ana Solino em setembro último, como reconhecimento de sua bela trajetória. Desde 2015, ela integra o grupo de contadoras de histórias Vou Te Contar, ao lado das amigas e colegas Angela Barcellos (IA-UnB) e Queila Branco (SEE-DF), e segue encantando seus estudantes pela leitura.

A diretoria colegiada do Sinpro parabeniza a professora Ana com carinho, desejando que suas sementes se espalhem cada vez mais!