Espetáculo “O museu misterioso” ganha Prêmio Arte na Escola Cidadã
O espetáculo “O museu misterioso”, projeto pedagógico desenvolvido pelo professor de teatro Wanderson Rosalves de Sousa na Escola Parque 303/304 Norte, foi vencedor na categoria Ensino Fundamental 1 no 25º Prêmio Arte na Escola Cidadã, este ano. Realizada pelo Instituto Arte na Escola, essa premiação é considerada o maior reconhecimento nacional do trabalho docente em artes virtuais, teatro, dança e música nas cinco etapas da Educação Básica de escolas das redes pública e privada em todo o País.
A premiação ocorreu por videoconferência, apresentada pelo YouTube, na quinta-feira (8/8), e o certificado de participação será entregue aos professores coautores participantes e à escola nos próximos dias. Professor do contrato temporário recém-desligado da EP 303/304 Norte, Wanderson desenvolveu o projeto durante os 4 anos e meio em que lecionou na EP 303/304 Norte. Segundo ele, o projeto de montagem interdisciplinar iniciou em 2022. Foram montados cinco diferentes espetáculos apresentados na escola, com estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental 1, que atende a crianças com idade entre 6 e 10 anos.
“O Museu Misterioso é um espetáculo teatral criado no segundo semestre de 2023 na Escola Parque 303/304 Norte para compor a grade de apresentações da “Expoarte”, mostra cultural prevista no Projeto Político Pedagógico da escola. O espetáculo foi desenvolvido ao longo de 2 meses com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental e participação dos professores: Filipe Campos, Sônia Sant’anna, Luciane Vanelli e eu, Wanderson de Sousa. Além desses, tivemos ainda a contribuição das professoras Vivianne Macena, Maria Regina e Jullyana Rigueto, que abraçaram a ideia do projeto”, informa o professor.
Completamente interdisciplinar, participaram do projeto as disciplinas de Teatro, Música, Artes Visuais e Educação Física. Os professores juntam quatro turmas com, aproximadamente, 65 estudantes e desenvolvem um espetáculo teatral e musical do qual todos participem e apresentem para os demais colegas da escola e para as famílias.
“O prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. É um estímulo que nos possibilita continuar investindo e acreditando no poder de transformação da arte-educação. É colocar em evidência não só os professores, mas também os estudantes, os verdadeiros responsáveis por todo nosso empenho. Mostrar para a sociedade que a Escola Parque é um local a ser valorizado e evidenciar o potencial transformador que a escola pode trazer para a vida de todos os estudantes”.
25º Prêmio Arte na Escola Cidadã
Há 25 edições anuais, o Instituto Arte na Escola reconhece e valoriza projetos e ações de relevância cultural, artística e educacional em todo o país. É um prêmio concedido a educadores que desenvolvam seus respectivos projetos dentro da carga horária regular das aulas de Arte, envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, entre outras).
O prêmio se divide em três etapas de avaliação. A local, onde os primeiros projetos são selecionados, a regional onde você se junta a projetos desenvolvidos em estados vizinhos e nacional, etapa final que premia os projetos em seis diferentes categorias: Educação Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2, Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA e esse ano com a categoria especial de Educação Não Formal.
“A proposta do espetáculo surgiu para proporcionar aos estudantes a vivência das etapas de uma montagem teatral. Eles foram protagonistas de todas as fases do projeto, contribuindo com a construção do texto, das músicas, das telas usadas na exposição e fazendo com que a iniciativa tivesse um caráter totalmente colaborativo e autoral. O projeto promoveu conhecimento sobre as culturas popular e erudita, valorizando e ressaltando a importância da arte e o conhecimento histórico da humanidade presente nos museus. Possibilitou ainda o desenvolvimento de habilidades cênicas, musicais, motoras, corporais, visuais, além da autoconfiança e da autoestima dos estudantes”, finaliza o professor.