Conselho do Inas toma posse; Sinpro tem dois representantes

Nesta terça-feira, 11 de outubro, tomou posse o Conselho do Inas (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal). O Sinpro-DF vinha insistindo na nomeação dos indicados ao conselho, que demorou a acontecer por responsabilidade do governo. Foi com base no fato de o conselho não estar ativo que o Sinpro-DF conquistou, na Justiça, uma liminar que suspendeu o aumento nos valores do GDF Saúde.

O Conselho do Inas é composto por 15 integrantes, incluindo representantes de diversas categorias. O Sinpro-DF tem duas cadeiras efetivas e três suplências. Trata-se de um espaço muito importante para o controle social do instituto, pois é através dele que se fazem o controle, o acompanhamento e a fiscalização, e que se tomam as decisões referentes ao GDF Saúde.

 

Valores do GDF Saúde

Nessa primeira reunião, o diretor financeiro do instituto, Luciano Cardoso de Barros Filho, apresentou estudos atuariais das condições do Inas, bem como planilhas e dados apontando que os custos da saúde suplementar aumentaram muito, o que se soma ao fato de o plano nunca ter tido seus valores reajustados desde a sua criação, há três anos. Segundo Luciano, o plano atende 100 mil pessoas – tendo grande porcentagem de professores(as) e orientadores(as) educacionais -, e desse grande contingente de beneficiários, muitos são idosos e idosas.

Após a disponibilização das informações, o Inas apontou que apenas com o aumento será possível sustentar o plano, que é de autogestão. A maioria do conselho votou pela confirmação do reajuste.

Os representantes do Sinpro-DF no conselho votaram contra a proposta. Entretanto, como ela foi aprovada pelo conselho, a expectativa é de que o governo derrube a liminar que o Sinpro tinha ganhado, e os novos valores devem começar a vigorar em breve.

MATÉRIA EM LIBRAS