Pós do Sinpro: Faltam 5 dias para o fim das inscrições

Não se esqueça! Se encerram na próxima terça-feira (31/5) as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu do Sinpro, “Educação Básica e Direitos Humanos na Perspectiva Internacional”. Elaborado na modalidade de ensino a distância (EaD), o curso é voltado para profissionais sindicalizados, portadores de diploma de graduação relacionado ao tema da educação básica. Será ofertado em parceria com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (Ceam/UnB).

 Informações e Inscrições 

Especialização Lato Sensu

A Parceria Sinpro / Ceam-UnB / GCUB resultou na oferta desse curso de pós-graduação lato sensu que formará especialistas em Educação Básica e Direitos Humanos. Serão ofertadas 200 vagas gratuitas para profissionais sindicalizados, com reservas de vagas para aposentados(as), professores(as) de contrato temporário, e também para negros, quilombolas e pessoas com deficiência. O processo seletivo consistirá em análise de currículo e comprovantes.

Serão oferecidos 6 módulos (disciplinas), cada um ofertado por dois professores, ao longo de 12 meses, em 360 horas. O grupo docente é formado por professores(as) de diversas universidades brasileiras e de outros países da América Latina e Europa. Ao final do curso, o(a) aluno(a) deverá defender um trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em formato de monografia ou artigo.

 

Módulo 1: Trabalho, sociedade e educação básica na experiência internacional

Módulo 2: Educação básica: boas práticas no mundo

Módulo 3: Metodologia de pesquisa: ação-reflexão-ação

Módulo 4: Organização sindical na educação básica: diferentes perspectivas

Módulo 5: Organismos internacionais, direitos humanos e educação básica do Brasil

Módulo 6: A relação educação básica e universidade em diferentes países

 

Metas do PDE

A ideia é criar uma formação continuada, de maneira que, ao final da especialização lato sensu, seja oferecido outro curso em nível de mestrado profissional, uma das lutas principais da diretoria colegiada do Sinpro. Luciana Custódio, coordenadora da secretaria de Formação do Sinpro, é também uma das coordenadoras dessa especialização. Ela lembra que o curso de especialização lato sensu atende ao cumprimento das metas do Plano Distrital de Educação (PDE).

Segundo a secretária de Formação do Sinpro, na prática, este curso de especialização é “mais um passo importante na formação política e pedagógica da categoria, com caráter interseccional e intersetorial e de promoção da luta de classe. Essa formação pavimentará o caminho para a elaboração de um programa de especialização de mestres(as) e doutores(as), bem como a valorização e a progressão horizontal na carreira”.

“O nosso interesse é oportunizar, por meio dessa especialização, o encontro entre o conteúdo previsto (e que foi preparado com muito carinho) com o conhecimento e a prática que cada aluno (a) trará em sua bagagem, gerando trocas que, certamente, resultarão na construção de estratégias para que a educação se paute na defesa dos direitos humanos, na ciência e na prática coletiva e se inspire em experiências exitosas a nível mundial, em especial, na América Latina, por isso tem sua base na Pedagogia da Luta por Direitos e utiliza a ação-reflexão-ação como metodologia”, diz a professora Urânia Flores.