População de Formosa veste luto em protesto no aniversário da cidade

Inconformados com o contínuo descaso do prefeito, que vem descumprindo acordos feitos com os trabalhadores e deixou de investir em áreas fundamentais para o crescimento da cidade de Formosa, os moradores da região realizam caminhada de protesto nesta quinta feira (6). De luto, os manifestantes se concentrarão às 9h em frente à prefeitura da cidade, onde o sindicato que representa os servidores públicos da região – Sinprefor realizará assembleia com os trabalhadores antes de unir-se ao ato. Outros sindicatos CUTistas, como o dos bancários, vigilantes e rurais, apoiam o movimento e participam dele.
Muitos motivos têm causado a indignação da população de Formosa. A falta de cuidado com a cidade e a escassez de investimento em saúde e educação são as principais queixas dos moradores da cidade. Além disso, mais de 3 mil servidores estão prejudicados desde o início do ano devido ao não pagamento da data base e do piso salarial da categoria. “No mês de março,os trabalhadores cruzaram os braços durante 20 dias para pressionar a prefeitura a dar alguma resposta, já que vários ofícios foram enviados e o prefeito simplesmente ignorava a nossa situação. Ficou acordado que a prefeitura faria um cronograma de pagamento dos atrasados em até 60 dias”, explica o presidente do Sinprefor, Alex Nunes.
De acordo com o sindicalista, o acordo foi descumprido pela prefeitura, que depois da negociação, voltou a se omitir. “O prefeito fechou o canal de diálogo e falou em entrevista para uma revista local que não vai pagar a data base ou o piso salarial. Além disso, alegou insistentemente que não dispõe de recursos para atender as revindicações dos trabalhadores”, completa Alex Nunes.
O sindicato espera o resultado de ações que ajuizou para garantir o cumprimento do acordo com os servidores da região, tanto na Justiça quanto no Ministério Público Federal. “Esperamos que a população participe em peso dessa mobilização para cobrar do prefeito que ele cumpra de fato o seu papel e a sua palavra com os moradores e trabalhadores da cidade de Formosa. Apenas com a presença e a unidade do povo dessa cidade é que poderemos avançar e, mais do que isso, impedir que essa situação piore”, convoca o presidente do Sinprefor.