PNE prevê ensino integral em metade das escolas públicas

Educação em tempo integral para no mínimo 25% dos alunos do ensino básico é umas das metas do PNE, que está sendo apreciado no Congresso. Hoje, cerca de 50 mil escolas têm aulas em período integral, nas quais os alunos recebem três refeições diárias e fazem atividades esportivas, de reforço escolar, cultura e artes, entre outras. Para chegar aos 50% previstos no PNE, será necessário dobrar o número de instituições adaptadas à jornada dupla.
Com isso, mais de 11 milhões de crianças e jovens terão aulas durante todo o dia em pelo menos metade das escolas públicas brasileiras. Para atingir a meta do PNE, será preciso aumentar a quantidade de colégios e de professores disponíveis, uma vez que, atualmente, as instituições em geral atendem aos alunos em dois turnos – manhã e tarde.
A fim de assegurar esta meta, será necessário melhorar a infraestrutura das escolas, com a construção de quadras poliesportivas, laboratórios de ciências e informática, auditórios, refeitórios e banheiros, por exemplo.
(Com informações da Agência Câmara)