PNE é a principal discussão da 16ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública
A 16ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, organizada pela CNTE, é uma ação dos 48 sindicatos filiados, que programaram atividades até sexta-feira, dia 1º de maio.
Em Mato Grosso do Sul, a FETEMS e seus sindicatos filiados receberam Aula da Cidadania e material histórico da entidade, permitindo que os profissionais da educação possam trabalhar com os alunos, em sala de aula, os mais diversos temas. Também haverá debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), com uma explicação detalhada sobre o que é o Plano e suas 20 metas.
Em Alagoas, o Sinteal começou com um ato público em defesa da educação infantil e do acesso às creches para todas as crianças de Maceió. A entidade realizará atividades todos os dias desta semana, concluindo com a participação na caminhada do dia do trabalhador, organizada pela CUT no dia 1º de maio. Durante a abertura, o vice-presidente da CNTE, Milton Canuto, fez uma qualificada análise sobre o PNE.
“O PNE é alvo direto de setores retrógrados que não medem esforços para barrar os avanços contidos no plano atual, fruto das lutas dos trabalhadores e suas entidades sindicais”, sentenciou o vice-presidente.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) fez apresentação e debate sobre as metas dos planos de educação nacional e local nessa segunda-feira (27/4). Também haverá panfletaço, Corrida do Trabalhador e Ações de Cidadania. Amanhã, 30/4, dia da Greve Nacional da Educação, tem Audiência Pública às 9h no auditório da Faculdade de Educação/UFG.