CNTE lança campanha "Educação sem homofobia" nesta quarta(16)

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançou a campanha “Educação sem homofobia” e disponibilizou um jornal mural sobre as atividades e discussões em torno da III Marcha de Combate à Homofobia, que acontecerá nesta quarta,dia 16 de maio, em Brasília (DF). A publicação ainda traz informações sobre o Dia Internacional de Combate à Homofobia, o PLC 122 e os avanços nas políticas de combate ao preconceito. Em 17 de maio de 1990, a assembleia geral da OMS aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças (CID), declarando que ela “não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. Por iniciativa do acadêmico francês Louis-Georges Tin e depois de um ano de campanha, em 2005 foi realizado o primeiro Dia Internacional de Combate à Homofobia(International Day Against Homophobia, IDAHO, no inglês),na mesma data. O dia 17 de maio, além de relembrar que a homossexualidade não é doença, tem uma característica de protesto e denúncia. A cada ano a data é celebrada em mais países e apoiada por mais pessoas ao redor do mundo.
Em 2010, o então presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou decreto instituindo o Dia Nacional de Combate à Homofobia, também celebrado no dia 17 de
maio. A atitude foi comemorada pela comunidade LGBT como um passo importante no combate ao preconceito aos homossexuais e na instituição de políticas públicas para a garantia dos direitos dessa parcela da população. Desde então, o dia é comemorado pela comunidade LGBT brasileira com várias atividades de conscientização da sociedade, cobrança de políticas públicas e celebrações do orgulho gay. As atividades internacionais do Dia Internacional de Combate à Homofobia são coordenadas pelo IDAHO.
REUNIÃO COLETIVO LGBT, 17/04/2012
CONVOCAÇÃO – III Marcha Nacional Contra Homofobia – 16/05/2012
MANIFESTO – III Marcha Nacional contra Homofobia
 
Comitee e divulgadas pelo site: www.dayagainsthomophobia