Pesquisadores lançam plataforma digital contra o negacionismo

Pesquisadoras e pesquisadores associados ao INCT Proprietas lançaram neste ano o Observatório do Negacionismo: uma plataforma digital que contesta e enfrenta com informações científicas o fenômeno do negacionismo.

“O Observatório do Negacionismo constituiu-se em plataforma científica que tem como objetivo atuar no debate nacional por meio da promoção de pesquisas e análises que contribuam para a compreensão e o enfrentamento do fenômeno do negacionismo científico, em geral e, da negação de acontecimentos e processos históricos em particular”, informa o site do projeto.

Entre as 14 metas estabelecidas pelo Observatório do Negacionismo, estão:

>> Acompanhar a divulgação pública de informações relativas ao campo de atuação do Observatório, com ênfase nas manifestações do poder público e nas posições adotadas pelo governo brasileiro;

>> Propor recomendações públicas no tocante ao tema do Negacionismo, atuando diretamente na esfera pública e nos debates promovidos em diferentes mídias.

>> Fomentar o debate e a produção de conhecimento histórico sobre o fenômeno do negacionismo e suas nefastas consequências no ambiente político e social.

O que é negacionismo
O grupo de pesquisadores define como negacionismo da seguinte forma:

Termo que se refere à ação voluntária de indivíduos e grupos que buscam negar a possibilidade de representação verificável e socialmente compartilhada do mundo real. Se, no campo científico, o negacionismo aparece associado à rejeição de preceitos básicos e incontestáveis, no campo da realidade imediata e da ação política humana, o negacionismo tem o objetivo de divulgar versões que não encontram substrato em eventos reais ou na experiência histórica. Ao assumir discursos radicais, falsos ou hipoteticamente controversos, o negacionismo busca desestruturar o ambiente de convivência pacífica entre os povos e negar ao conhecimento, construído em bases científicas, a capacidade de gerar consensos em torno de temas que produzem benefício coletivo amplo.

Para acessar a plataforma, clique AQUI.