Pesquisa revela que o Brasil tem o maior índice de indisciplina em aula

Pesquisa realizada em 33 países, coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), revelou que, no Brasil, um professor gasta em média 20% do tempo em sala de aula para disciplinar os alunos, sendo a média internacional de 13%.

O levantamento, feito com base no ano de 2013, rendeu ao Brasil o pior desempenho no ranking da pesquisa, com o maior índice de alunos problema. Contudo o resultado não é novidade, pesquisas anteriores observaram a degradação da relação entre alunos e professores devido a fatores como conteúdos aplicados, administração escolar, entre outros.

Onaide Schwartz Mendonça, especialista em alfabetização da Unesp em Presidente Prudente, diz que a pesquisa deixa clara a dificuldade que professores têm em impor a disciplina para ministrar suas matérias e que isso acontece por falta de preparação dos profissionais para trabalhar com crianças e acrescenta: “Hoje é muito dificil para os professores estabelecerem uma certa autoridade em sala de aula, os professores são maltratados, ofendidos (..) isso porque, creio eu, estamos vivendo uma situação da falta de ensino de valores, inclusive por parte das famílias”.

Ela comenta a importância da introdução do ensino de valores para a melhora do ensino e diz que é necessário trabalhar a questão do respeito. Usando o exemplo de crianças provenientes de famílias problemáticas, fala que é possível, ao ensinar os valores na escola, ver uma melhora de comportamento e consequentemente os professores terão mais tranquilidade para trabalhar em sala de aula, algo que não é realidade atualmente.
(Do Correio Braziliense)