Pesquisa aborda a Educação básica pública do DF em tempos da pandemia de Covid-19

Um trabalho realizado pelo Observatório de Educação Básica (ObsEB) em 2020 traçou a realidade da Educação básica pública do DF em tempos da pandemia de Covid-19 – Experiências de 2020. O documento, coordenado pelas professoras Edileuza Fernandes Silva, Ana Sheila e Maria Abádia Silva, contou com a participação de 248 pessoas, entre representantes da equipe gestora das escolas públicas do Distrito Federal, professores(as), supervisores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) intermediários(as) e locais, professores(as) da sala de recursos e orientadores(as) educacionais.

A apresentação do relatório da pesquisa foi realizada no dia 18 de agosto, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), marcando o primeiro encontro presencial do ObsEB desde 2020. O encontro também marcou o compartilhamento dos dados da pesquisa e encaminhamentos para a condução da análise das informações. Os eixos que estruturam os questionamentos da pesquisa foram: perfil dos respondentes; a gestão da escola durante o ano de 2020; formação continuada e organização do trabalho pedagógico; trabalho com tecnologias e equipamentos; questões sanitárias e saúde dos docentes.

A professora Edileuza explica que o objetivo da pesquisa foi analisar a realidade da rede pública de ensino do DF sobre a gestão escolar, o trabalho pedagógico e a formação docente, no tocante ao desenvolvimento das atividades de professores(as), diretores(as) e equipes pedagógicas durante o ano letivo de 2020 com o ensino/trabalho remotos decorrente da Covid-19. “É uma pesquisa de alta relevância para compreendermos quais os desafios mais urgentes do ponto de vista da construção e do debate para a avaliação dos dados, e qual a nossa prioridade no que diz respeito à construção e à luta por políticas públicas para tentar corrigir as distorções, dificuldades e problemas evidenciados pela pandemia”. 

Devido à relevância da pesquisa o TV Sinpro da próxima quarta-feira (31) apresenta o relatório do documento. O programa será às 19h com apresentação ao vivo na TV Comunitária, no Youtube e no Facebook do Sinpro-DF.

MATÉRIA EM LIBRAS