Nota de pesar | Adriano Moura Neradil
É com muita tristeza e pesar que a diretoria do Sinpro-DF informa o falecimento do professor Adriano Moura Neradil. Em nota nas redes digitais, a equipe do Centro de Ensino Médio e EJA – CRET/Unieb se despediu do grande amigo. “Despedimos de um amigo querido, Adriano, cujo impacto em nossas vidas e carreiras foi imensurável. Aos 49 anos, ele nos deixou fazendo uma das coisas que mais gostava: pedalar”, diz a nota publicada no Instagram.
O professor Adriano faleceu, no sábado (29/6), durante um passeio ciclístico na Floresta Nacional de Brasília. Ele sofreu uma parada cardíaca. Segundo informações da imprensa, o Corpo de Bombeiros realizou manobras para recuperar os sinais vitais, mas ele não resistiu. O velório e sepultamento foram realizados nesse domingo (30/6), no Campo da Esperança de Taguatinga.
Adriano partiu precocemente, deixando os pais, a filha, a esposa e toda a comunidade escolar arrasados. Na nota do CRET-Unieb no Instagram, a equipe se despede dizendo que “sua partida foi muito precoce e ainda está difícil de compreender, mas saiba, amigo, que seu legado de cuidado, generosidade, dedicação e amizade permanece como professor, gestor e, acima de tudo, amigo, marido, pai, irmão e filho”.
Muito querido da comunidade escolar, Adriano atuou no Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN) durante anos. Entre o fim de 2021 até 2024, estava em atividade na Unieb de Taguatinga (Unidade Regional de Educação Básica – CRE Taguatinga), trabalhando diretamente com o Ensino Médio, como Coordenador Intermediário. De 1999 até 2021 atuou no CEMTN, onde foi, de 2010 e 2017, vice-diretor e, de 2017 a 2021, foi diretor.
Só no CEMTN, foram mais de 17 anos dedicados à educação. “Um legado. Ele era muito querido por todos e fez muita diferença na vida de muitos”, afirma a equipe diretiva da escola. “Ele gostava de começar contando a história dele no CEMTN, que foi criado desde pequeno correndo pelos corredores da escola enquanto, à época, sua mãe, que era diretora da escola, senhora Maria José Moura Neradil atuava. Ela era conhecida como Neradil”, informa a escola.
A nota do CRET/Unieb no Instagram diz ainda que o professor Adriano “sempre demonstrou um excepcional compromisso com todos ao seu redor. Sua habilidade em sempre ajudar demonstrou o tamanho enorme do seu caráter e da pessoa admirável, de sorriso leve, papo bom e sempre coerente… Seu exemplo continuará a nos inspirar. Sentiremos sua falta profundamente, mas as lembranças, guardaremos com carinho, bem como os aprendizados e lições que nos deixou”.
O Sinpro lamenta o falecimento precoce do professor Adriano e deseja à família, aos(às) colegas e amigos muita força e toda a resiliência para lidar com a tamanha perda.