Perseguição de Romeu Zema a sindicato de trabalhadores da educação de Minas Gerais é draconiana e terá como resposta política a sua fragorosa derrota nas eleições de outubro

2022 05 06 Cópia de modelo nota publica cnte

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) foi surpreendido no dia de hoje com a decisão publicada pelo Tribunal de Justiça do Estado em uma ação de greve perpetrada pelo Governo estadual comandado pelo Governador Romeu Zema (Novo). A Justiça acolheu o pedido do governo para multar e bloquear as contas do Sind-UTE/MG referente à greve que já havia sido encerrada no último dia 12 de abril.

A perda de objeto da ação não foi suficiente porque o governo capitaneado por alguém que vendeu a ideia de ser o “novo” na política insistiu no prosseguimento da ação, marcada pela velha tática de querer calar os adversários políticos, prática antiga dos coronéis que não sabem conviver em um ambiente de confronto de ideias. A greve de 32 dias dos/as educadores/as mineiros/as tinha como reivindicação básica o cumprimento de uma lei federal (a Lei do Piso), que o Governador Zema insiste em não cumprir. Trata-se, portanto, de uma pauta legítima dos/as trabalhadores/as em educação do Estado e de seu sindicato.

A ação publicada no dia de hoje ainda se arvora, a pedido do mandatário maior do Estado, de que o sindicato se abstenha de qualquer manifestação no território de Minas Gerais. Nada mais autoritário do que isso! Demonstra o caráter absolutamente persecutório da medida tomada a pedido do Governador Zema.

É claro que os/as educadores/as mineiros/as, a partir do seu sindicato, não deixarão de recorrer da injusta decisão judicial que, se levada a cabo, inviabilizará a ação da própria entidade. O Sind-UTE/MG, que conta com uma forte representação junto aos/às trabalhadores/as em educação do Estado de Minas Gerais, recebe agora o apoio nacional do conjunto da sociedade civil organizada, dentro e fora do Estado. A decisão judicial termina por ferir o princípio maior de nosso ordenamento jurídico pátrio quando vista 
da perspectiva da autonomia e liberdade sindicais, princípios consagrados em normativos internacionais, como da própria Organização Internacional do Trabalho (OIT), que poderá, em última instância, também receber uma denúncia formal a respeito do caso.

O Governador Zema, que se esmera a cada dia em ser pior do que o próprio Presidente Bolsonaro em quem se inspira, sucumbirá nas eleições de outubro próximo, como já indicam muitas pesquisas eleitorais. Não deixará saudades no povo mineiro, que saberá honrar o seu senso de justiça que deu ao país heróis nacionais como Tiradentes!

Brasília, 06 de maio de 2022
Direção Executiva da CNTE

 

Fonte: CNTE