Pedagogos-orientadores educacionais e professores realizam ato no próximo dia 3

Diante do descaso do governo do Distrito Federal em relação à nomeação de professores(as) e pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais habilitados no último concurso, o Sinpro convoca a categoria para um ato público, em frente ao Palácio do Buriti, no dia 3 de julho, às 9h30.
O ato será para cobrar do governo a convocação imediata desses profissionais tão importantes para o fortalecimento da educação pública. Aqueles(as) que estiverem em coordenação no dia 3 devem se juntar ao ato que contará com os que aguardam a convocação. Sempre é bom lembrar que o fortalecimento da carreira passa pela convocação de professores e orientadores.
Este ano, nenhum professor foi convocado, mesmo com quase 500 aposentadorias já publicadas. Com isso, o governo precariza a educação, colocando professores temporários em vagas definitivas.
O Sinpro lembra ainda que a ampliação da quantidade de pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais nas escolas é uma das reivindicações mais importantes do Sindicato, considerando que o atual Plano de Carreira (Lei n° 5.105/2013) prevê a criação de 1.200 cargos para esse segmento.
Além disso, há a Portaria n° 32/2012, que garante a ampliação do número de pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais em no mínimo 500 profissionais.
Vale ressaltar ainda que, antes do concurso de 2014, o último certame para a área foi realizado em 2004 e que as últimas convocações aconteceram em 2008, razão pela qual o Sinpro considera urgente a convocação de mais pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais para atender a crescente demanda da rede de ensino.
“Portanto, diante do descaso do GDF, convocamos todos os pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais que já estão atuando na rede pública de ensino a se somarem a nossa luta, pela convocação imediata desses profissionais, participando e ajudando a mobilizar para o ato”, enfatizaram os diretores do Sinpro.